Federação PSDB-Cidadania tem dois pré-candidatos ao GDF

Por Sandro Gianelli

Federação segue rachada, nenhum dos lados deseja abrir mão de seus projetos

A deputada federal Paula Belmonte (Cidadania) apresentou sua pré-candidatura ao Governo do Distrito Federal. A decisão foi tomada após a federação PSDB-Cidadania decidir por uma candidatura própria na capital federal.

Como o senador Izalci Lucas (PSDB) já havia colocado seu nome a disposição da federação, Paula Belmonte teve que se colocar na disputa, para não perder a possibilidade de comandar a federação.

Na prática a deputada quer mesmo é se aliar com Reguffe (União Brasil), disputando a vice ou a vaga ao senado.

Pesquisas

Em reunião na terça-feira (19/7), a executiva nacional da federação decidiu considerar dois nomes, o de Paula Belmonte e o do senador Izalci Lucas (PSDB). A definição da candidatura será feita com base em pesquisas de intenção de voto e viabilidade eleitoral.

Definição no voto

O fiel da balança para o comando da federação foram os votos obtidos por cada partido nas eleições de 2018. Tendo em vista o desempenho ruim do PSDB, o Cidadania ficou com a maioria.

Uma reunião definiu os nomes de cada legenda, com 70% do Cidadania e 30% do PSDB. A composição foi respaldada pelo estatuto da federação, que determina a maioria nos diretórios ao partido que tiver alcançado mais votos para deputado federal e, no DF, o Cidadania teve melhor desempenho em 2018.

Aliança com Reguffe

Paula Belmonte trabalha por uma aliança que inclua, além da federação PSDB-Cidadania, União Brasil, PSC, Podemos, Novo e PRTB. Quem não deseja abrir mão e não tem nada a perder é o senador Izalci, que tem mais quatro anos garantidos no senado.

Indefinição

A indefinição do grupo político de Paula Belmonte, provocada por Izalci, deixa o grupo de Reguffe com as mãos atadas. Reguffe, apesar de ter colocado seu nome a disposição do União Brasil, ainda não apresentou seu vice ou senador oficial em sua chapa.

Racha

Nos últimos dias, Reguffe usou suas redes sociais para desabafar sobre uma possível trama para o retirar da disputa ao GDF. Nos dias seguintes, demonstrou que tudo estava resolvido.

Queda nas pesquisas

Toda essa demora em se organizar o grupo fez com que Reguffe caísse nas intenções de votos registrados nas três últimas pesquisas divulgadas durante esta semana.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui