Da redação
O feriado prolongado da Semana Santa altera o funcionamento de serviços no Distrito Federal a partir desta quinta-feira (2/4), considerada ponto facultativo pelo Governo do Distrito Federal (GDF). As mudanças seguem até domingo (5/4), exigindo atenção da população para evitar imprevistos em órgãos públicos, transporte, lazer e outros serviços.
O transporte público terá operação de dias úteis na quinta-feira (2/4), padrão de domingos e feriados na sexta-feira (3/4) e no domingo (5/4), com reforço de linhas religiosas, e funcionamento normal no sábado (4/4). O metrô funcionará em horário reduzido na sexta-feira, das 7h às 19h.
Já o Detran-DF, Caesb, Novacap, postos Na Hora, Centro 18 de Maio, Conselhos Tutelares e Subav interrompem atendimento presencial na quinta e sexta, com retomada na segunda-feira (6/4). Casos urgentes deverão ser encaminhados ao Cisdeca (telefone 125) e suporte emergencial continua por telefone. Serviços essenciais, como Polícia Militar, Bombeiros, Polícia Civil, Defesa Civil, assistência social e proteção à mulher (Casa da Mulher Brasileira e Casa Abrigo), funcionam normalmente.
Na saúde, Samu (192), hospitais, UPAs e Casa de Parto de São Sebastião mantêm atendimentos de urgência. Unidades básicas e odontologia eletiva abrem quinta-feira (2/4), fecham sexta (3/4) e reabrem segunda (6/4). Atendimentos odontológicos de urgência têm horários específicos em hospitais. Farmácias de alto custo abrem quinta e sábado e fecham sexta. Vacinação ocorre quinta, pausa na sexta, e será detalhada para sábado.
Parques do DF permanecem abertos durante todo o feriado; o Zoológico de Brasília funcionará de sexta a domingo, das 8h30 às 16h, e o Jardim Botânico, todos os dias, das 9h às 17h. Agências do BRB fecham sexta-feira (3/4) e reabrem na segunda; restaurantes comunitários têm cardápio especial na Sexta-feira da Paixão, exceto Ceilândia, que está fechada para manutenção.





