Início Brasil Flávio Bolsonaro comemora classificação de PCC e CV como terroristas pelos EUA

Flávio Bolsonaro comemora classificação de PCC e CV como terroristas pelos EUA


Da redação

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) comemorou nesta quinta-feira, 28, a decisão do governo dos Estados Unidos de classificar o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas. A medida foi oficializada pelo secretário de Estado Marco Rubio em Washington.

A decisão norte-americana ocorreu um dia após o senador ter se reunido com Marco Rubio, responsável por assinar a resolução. Flávio Bolsonaro afirmou em suas redes sociais: “Grande dia!”, marcando a celebração diante do anúncio por parte das autoridades dos Estados Unidos.

O governo dos Estados Unidos explicou que a classificação do PCC e do CV como organizações terroristas visa combater atividades dessas organizações que, segundo autoridades americanas, extrapolam as fronteiras brasileiras. A iniciativa prevê o aumento do monitoramento e restrições para integrantes desses grupos em território norte-americano.

Do ponto de vista brasileiro, a designação deve impactar a cooperação internacional em segurança, ampliando troca de informações e ações conjuntas de investigação entre os dois países. A medida dos Estados Unidos é considerada inédita na relação entre as polícias dos dois países no combate ao crime organizado.

O anúncio repercutiu em setores políticos brasileiros e norte-americanos, sendo comemorado por parlamentares ligados à pauta de segurança pública. Até o momento, representantes do governo brasileiro não emitiram declaração oficial sobre a decisão dos Estados Unidos.

Segundo informações disponíveis, o PCC e o CV são apontados por autoridades como duas das principais organizações criminosas atuantes no Brasil e em países vizinhos. Ambos são investigados por envolvimento em crimes como tráfico de drogas, armas e lavagem de dinheiro, sendo alvo de operações policiais recorrentes.