Da redação
As cidades de Coari e Barcelos, no Amazonas, contarão com o apoio da Força Nacional de Segurança Pública por, pelo menos, 90 dias no combate ao crime organizado. A medida foi oficializada nesta quarta-feira (18) por meio de publicação no Diário Oficial da União, assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva.
Os profissionais da Força Nacional atuarão, principalmente, no enfrentamento ao narcotráfico e na contenção de crimes ambientais. A atuação faz parte do Plano Amazônia: Segurança e Soberania, que busca fortalecer a segurança pública nos Estados da Amazônia Legal, com foco na redução de crimes ambientais.
Coari está situada próxima ao rio Solimões, enquanto Barcelos fica às margens do Rio Negro. Ambas as cidades são acessadas, em sua maioria, por via fluvial, o que demanda ações específicas de combate ao crime.
A portaria publicada não detalha o número de profissionais que será enviado nem a data exata de chegada do contingente. Segundo o texto, a quantidade de agentes obedecerá ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, vinculada à Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério.
A decisão busca adequar as estratégias de segurança às peculiaridades regionais e fortalecer o enfrentamento do crime organizado e dos delitos ambientais no interior do Amazonas.
Com informações da Agência Brasil.






