Fórum Político de Alto Nível realça esforços para cumprir metas globais em 2030


As Nações Unidas acolhem a partir desta segunda-feira centenas de ministros, ativistas e membros da sociedade civil na edição de 2024 do Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável.

De acordo com a organização, o evento terá como foco debater como os países podem ter um desempenho que os deixe mais próximos de alcançarem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS, dentro dos próximos seis anos.

Momento de unidade

As duas semanas de sessões acontecem na sequência da Cúpula dos ODS, que em setembro passado foi descrita pelo secretário-geral da ONU como um “momento de unidade” para realizar as metas globais.

Fórum Político de Alto Nível foi criado na sequência da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável

Fórum Político de Alto Nível foi criado na sequência da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável

Nos próximos dias, o fórum debaterá o ODS 1 pelo Fim da Pobreza, o ODS 2 sobre Fome Zero, o ODS 13 defendendo a Ação Climática, o ODS 16 sobre Paz, Justiça e Instituições Eficazes e ainda o ODS 17 sobre Parcerias para os Objetivos.

Os países compartilharão histórias de sucesso e seu impacto em setores sociais com grupos representando mulheres, crianças jovens, ONGs, povos indígenas, agricultores e autoridades locais.

Uma das metas do Fórum Político de Alto Nível de 2024 é criar um impulso para a Cúpula do Futuro, agendada para acontecer entre 22 e 23 de setembro.

Revitalizar o sistema multilateral

O evento a acontecer na Semana de Alto Nível da 79ª Assembleia Geral é tido como uma oportunidade para revitalizar o sistema multilateral e colocar o mundo de volta nos trilhos para alcançar os ODS.

O ponto comum entre as duas reuniões é enfatizar os progressos na atuação global. Nas próximas semanas espera-se que sejam produzidos rascunhos de declarações e outros documentos da Cúpula do Futuro, incluindo o chamado Pacto para o Futuro.

Esta proposta inclui as prioridades e ações para que se possam enfrentar desafios globais, uma declaração sobre as Gerações Futuras e o Pacto Digital Global, que deve esboçar um rumo para que este setor amplie a abertura, a liberdade, a segurança e tenha a ação centrada no humano.

O Fórum Político de Alto Nível foi criado na sequência da adoção, em 2015, da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e dos 17 ODS com metas focando em áreas como pobreza, educação, igualdade de gênero e meio ambiente.



Fonte: ONU

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui