Gás do Povo chega a todas as capitais a partir desta segunda


Da redação

O Programa Gás do Povo foi ampliado para todas as capitais brasileiras nesta segunda-feira (26). A nova fase do programa inclui 950 mil novas famílias de 17 capitais, que passam a receber o vale para recarga gratuita do botijão de gás de cozinha (GLP) de 13 kg, válido em mais de 10 mil revendedoras credenciadas em todo o país.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a expectativa é de que o programa esteja em pleno funcionamento em março, beneficiando 15 milhões de famílias. O objetivo é combater a pobreza energética e ampliar o acesso de famílias de baixa renda a energia limpa, reduzindo o uso de fontes perigosas, como lenha, carvão e querosene.

“O benefício alivia o orçamento familiar dos mais pobres, que podem destinar o dinheiro que gastariam no botijão para comprar alimentos ou suprir outra necessidade básica”, afirmou o ministro Wellington Dias. O atual Auxílio Gás, que contempla cerca de 4,4 milhões de famílias, será substituído pelo novo programa.

Para ter direito ao Gás do Povo, a família deve ser beneficiária do Bolsa Família, possuir renda per capita de até meio salário-mínimo, ter pelo menos duas pessoas no núcleo familiar, manter o Cadastro Único atualizado nos últimos 24 meses e o CPF do responsável familiar regular. O vale pode ser acessado via aplicativo Meu Social, cartão do Bolsa Família, cartão de débito Caixa ou CPF na revendedora.

O benefício pode ser consultado pelo aplicativo Meu Social, Portal Cidadão Caixa, site do Gás do Povo e telefone 0800-726-0207. Até março, a cobertura será ampliada para todos os 5.571 municípios, atingindo 15 milhões de famílias e substituindo definitivamente o antigo Auxílio Gás.