Da redação do Conectado ao Poder
O governador destacou a importância da creche para a formação das crianças e a tranquilidade das famílias na região.

O Governo do Distrito Federal inaugurou o Centro de Educação Infantil (Cepi) Abelha Mirim em Santa Maria, na quarta-feira (8). A nova unidade de educação infantil já está em funcionamento e tem capacidade para atender 188 crianças em período integral. Esta iniciativa faz parte do esforço do GDF para aumentar a oferta de vagas na educação infantil pública e, com isso, zerar a fila de espera na região para o maternal I e II.
O governador Ibaneis Rocha destacou durante a cerimônia de entrega simbólica que a criação do novo espaço vai além do simples acolhimento das crianças. “Isso [fila de espera de 24 mil crianças] quer dizer que nós tínhamos milhares de mães que não podiam se colocar no mercado de trabalho porque tinham que cuidar dos seus filhos ou então tinham que dividir o seu salário para colocar uma cuidadora dentro de casa. Essa é uma obra que deixa o meu coração muito feliz, porque ela não é só para a criança, é para a família. E não é só a questão da educação, é a formação como um todo,” afirmou.
A vice-governadora Celina Leão afirmou que a entrega do Cepi Abelha Mirim representa a materialização do compromisso do governo com a educação. “Ao construirmos estruturas de qualidade como essa, garantimos que nossas crianças tenham acesso à educação desde a primeira infância, a base para o desenvolvimento pleno. Ao mesmo tempo, levamos tranquilidade a mães e pais que podem trabalhar sabendo que seus filhos estão sendo bem cuidados em um ambiente seguro e pedagógico,” disse.
Localizado na EQ 215/315, Lote B, no CAIC de Santa Maria, o Cepi possui 10 salas de aula em uma área total construída de 1.311,97 m². O investimento na obra foi de R$ 5.672.082,86, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e contrapartida do GDF.
A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, afirmou que a fila de espera para a educação infantil caiu de 24 mil para 2,5 mil crianças, que devem ser acolhidas até 2026 com outras inaugurações planejadas. “Santa Maria já não tem mais carência em maternal I e II, apenas berçário. Estamos ampliando porque temos 30 vagas sobrando. Vamos adaptar de acordo com a demanda da rede,” explicou.
O Cepi é estruturado em dois blocos, incluindo uma ampla área externa com pátio coberto, playground, jardins e horta. A obra, executada pela CBC Construtora Brasil Central, recebeu elogios pela sua qualidade de construção. O presidente da Novacap, Fernando Leite, informou que a companhia esteve presente em todas as etapas da construção, garantindo a execução correta do projeto.
O governo projeta entregar mais oito Cepis até o ano que vem em diversas regiões do Distrito Federal, contribuindo significativamente para a expansão da educação infantil na região.










