Da redação
O Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou um projeto-piloto de videomonitoramento em passarelas subterrâneas do Plano Piloto, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). O objetivo é prevenir crimes e aumentar a segurança dos pedestres nessas áreas.
Na primeira etapa, quatro passarelas serão monitoradas: uma na Asa Norte e três na Asa Sul. A passarela entre as quadras 103 e 203 da Asa Norte já está em teste, equipada com quatro câmeras integradas ao sistema da SSP-DF.
Na Asa Sul, foram instaladas 12 câmeras em três passarelas que conectam as quadras 101/201, 103/203 e 105/205, aguardando apenas a finalização da energização elétrica. Cada uma dessas passarelas contará com quatro câmeras distribuídas para cobrir os principais fluxos de pedestres.
O monitoramento das imagens será feito em conjunto pelos centros de vigilância da SSP-DF, Novacap e o Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob). Um acordo de cooperação técnica entre SSP-DF e Novacap está em análise para garantir ações permanentes de segurança e evitar a depredação das estruturas.
O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, afirmou que o projeto amplia o videomonitoramento em áreas estratégicas e reforça a prevenção e proteção dos cidadãos. Já o diretor-presidente da Novacap, Fernando Leite, destacou a importância das parcerias para proporcionar excelência no serviço, citando a cooperação entre SSP-DF, CEB e Novacap para segurança, iluminação e manutenção das passarelas.





