Da redação do Conectado ao Poder
Novos contratos e equipamentos ampliam atendimento em Centros de Especialidades Odontológicas, UPAs e UBSs.

O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou um investimento de R$ 2,3 milhões em 2025 para modernizar a odontologia pública de Brasília. O objetivo dessa iniciativa é melhorar a infraestrutura e aumentar o número de atendimentos nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital.
A modernização será realizada por meio da compra de 1.304 novos equipamentos, além da reforma dos consultórios nos centros de atendimento. A gerente de Serviços de Odontologia, Daniela Marques de Sousa, destacou a importância dessas mudanças ao afirmar: “Os aparelhos de tomografia e raio-X digital foram substituídos. Isso é fundamental para proporcionar mais conforto, tanto aos pacientes quanto aos profissionais”.
Maria Aparecida da Silva, 63 anos, moradora do Recanto das Emas, é um exemplo do impacto positivo dessas ações. Após anos enfrentando problemas dentários, ela encontrou alívio no CEO da 712/912 Sul. “Dor de dente é horrível, só perde para dor de parto. Agora já estou na fase final do tratamento e me sinto bem melhor. Melhorou a mastigação, a autoestima, até a vontade de sorrir”, relatou.
Além do fortalecimento da infraestrutura, outros investimentos significativos incluem a formalização de contratos para serviços laboratoriais de prótese dentária e o envio de cinco novas unidades móveis odontológicas pelo Ministério da Saúde.
Dentro desse processo de modernização, as UPAs também ganharam destaque. O horário de funcionamento dos consultórios odontológicos foi ampliado, passando a atender das 16h às 22h, de segunda a sexta-feira, nas UPAs de Porte III. Isso permitiu que mais pessoas pudessem acessar atendimentos em horários mais convenientes, beneficiando aqueles com dificuldade de ir em horário comercial.
A odontologia hospitalar também tem se expandido. O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) agora conta com uma variedade de especialistas, incluindo a área de cirurgia bucomaxilofacial, que oferece atendimento abrangente para casos de traumas, deformidades faciais e outras cirurgias complexas.
O projeto Restaurando Sorrisos tem como foco o atendimento gratuito para mulheres em situação de vulnerabilidade e vítimas de violência doméstica. A unidade móvel já percorreu regiões do DF, realizando mais de 5 mil atendimentos desde seu lançamento.
Essas iniciativas do GDF indicam um compromisso com a saúde bucal da população, promovendo acesso a serviços de qualidade e melhorando a qualidade de vida dos cidadãos.










