Da redação do Conectado ao Poder
Segunda edição do programa concentra serviços públicos, escuta da população e atuação conjunta de secretarias e órgãos do governo ao lado da administração regional
GDF na Sua Porta chega ao Paranoá nesta segunda-feira (13) e segue até sexta (17), com gabinete móvel, atendimentos diretos à população e ações integradas de secretarias e órgãos do Governo do Distrito Federal ao lado da administração regional, com a proposta de reunir demandas no local e dar encaminhamentos imediatos.
De acordo com a governadora Celina Leão, o programa busca concentrar equipes e decisões no território para acelerar respostas. “Quando o programa GDF na Sua Porta passa, a cidade é transformada. A gente reúne todas as secretarias, levanta as demandas e executa tudo de forma unificada, poupando tempo e dando respostas mais rápidas para a população”, afirmou.
Esta é a segunda rodada da iniciativa. A primeira edição ocorreu no mês passado, no Itapoã, onde o governo instalou um gabinete móvel e levou serviços públicos para atendimentos presenciais, além de ouvir moradores e mapear demandas consideradas prioritárias para a região.
No Itapoã, o levantamento resultou na assinatura de 18 documentos, sendo 15 ordens de serviço para obras de zeladoria e infraestrutura, com ações como construção de calçadas, reforma de espaços comunitários, melhorias na iluminação pública e intervenções viárias.
Na mesma edição, o GDF também autorizou duas ordens de serviço voltadas ao transporte coletivo, com a implantação e substituição de 22 abrigos de passageiros e a ampliação de duas linhas de ônibus na região.
No Paranoá, o programa prevê a participação de diversas secretarias e órgãos do GDF, incluindo as áreas de Governo, Economia, Justiça e Cidadania, Saúde, Desenvolvimento Social, Mobilidade e Transporte, Segurança Pública, Meio Ambiente, Proteção Animal e Obras e Infraestrutura, além de entidades como DF Legal, Detran-DF, DER, SLU, Novacap, Terracap, Procon-DF, Controladoria-Geral e administrações regionais.
Também integram a ação as forças de segurança, como as polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros, além da Defensoria Pública do DF e outras entidades públicas envolvidas conforme a área de atuação.
A coordenação do GDF na Sua Porta fica a cargo da Secretaria de Governo, por meio da Secretaria Executiva das Cidades. Segundo o governo, os órgãos participantes devem disponibilizar equipes técnicas no local com autonomia para registrar solicitações, orientar moradores e realizar encaminhamentos no próprio atendimento.






