Início Distrito Federal GDF realiza ação de acolhimento à população em situação de rua no...

GDF realiza ação de acolhimento à população em situação de rua no Plano Piloto


Da redação

O Governo do Distrito Federal inicia nesta terça-feira (12), a partir das 9h, uma ação de acolhimento e assistência social voltada a pessoas em situação de rua instaladas em 23 pontos do Plano Piloto. A iniciativa, coordenada pela Casa Civil, mobiliza diversas secretarias, órgãos públicos e forças de segurança do DF.

O público atendido receberá oferta de serviços nas áreas de saúde, educação e assistência social, além de orientações sobre cuidados com animais domésticos e acesso a benefícios, incluindo auxílio excepcional de R$ 600 para quem não pode arcar com aluguel. Serão disponibilizadas vagas em abrigos e programas de qualificação profissional, como o RenovaDF.

O trabalho também prevê o cadastro de pessoas em situação de rua em programas de moradia. Após o atendimento, a Secretaria DF Legal será responsável pela retirada das estruturas e transporte de pertences ao local regular indicado pelo atendido. Objetos não recolhidos ficarão à disposição por até 60 dias, sem custos.

As ações ocorrem em locais como Eixão Norte, Setor Comercial Sul, próximas à Torre de TV, SQN 116, SQN 216, L3 Norte, SGAS 603, SGAS 609, SHIGS 703/704, SGAS 908 e outros endereços do Plano Piloto, abrangendo tanto áreas centrais quanto regiões periféricas.

Segundo informações oficiais, as secretarias realizaram abordagens e atendimentos prévios ao longo da semana para mapear o público alvo da ação e identificar suas principais demandas. Desta forma, a proposta é garantir atendimento direcionado e resposta às necessidades específicas encontradas durante as abordagens.

Além das secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico, Segurança Pública, Proteção da Ordem Urbanística, Justiça e Cidadania, participam ainda o Serviço de Limpeza Urbana, Novacap, Codhab, Detran, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e o Conselho Tutelar.