Início Distrito Federal Gestantes do DF ganham mais segurança com novos detectores fetais

Gestantes do DF ganham mais segurança com novos detectores fetais

Da redação do Conectado ao Poder

Com investimento de mais de R$ 1 milhão, 947 aparelhos serão utilizados em consultas de pré-natal até o parto.

Gestantes do Distrito Federal contarão agora com um atendimento mais seguro e eficiente, graças à entrega de 947 detectores fetais pela Secretaria de Saúde (SES-DF). Esse investimento de mais de R$ 1 milhão visa aprimorar os serviços de saúde desde o pré-natal até o parto, beneficiando hospitais, casas de parto, policlínicas e Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Os detectores fetais são essenciais para monitorar a saúde das crianças ainda no útero, registrando os batimentos cardíacos dos bebês. “Eles detectam e registram os batimentos cardíacos do bebê, sendo possível avaliar a vitalidade”, explica a ginecologista Fernanda Cristina Salum. O uso dos detectores permite que tanto médicos quanto enfermeiros realizem avaliações mais precisas durante as consultas.

Fernando Erick Damasceno, coordenador da Atenção Primária à Saúde da SES-DF, enfatizou a importância da tecnologia para melhorar o pré-natal nas UBSs. “A Atenção Primária à Saúde, hoje, é responsável pela qualidade do pré-natal e o detector fetal compõe esse apoio para mantermos um nível elevado dos serviços, impactando os índices de saúde materno-infantil no DF. Todas as unidades serão contempladas com o aparelho”, afirmou.

A aquisição dos equipamentos foi realizada com duas empresas, com entregas programadas entre 30 de junho e 30 de julho. O Hospital Materno Infantil de Brasília e os hospitais regionais foram os primeiros a receber os detectores. A medida não apenas promete aumentar a segurança das gestantes, mas também melhora o monitoramento da saúde dos bebês, um passo importante para a saúde pública do DF.