Da redação do Conectado ao Poder
Com investimento de mais de R$ 1 milhão, 947 aparelhos serão utilizados em consultas de pré-natal até o parto.

Gestantes do Distrito Federal contarão agora com um atendimento mais seguro e eficiente, graças à entrega de 947 detectores fetais pela Secretaria de Saúde (SES-DF). Esse investimento de mais de R$ 1 milhão visa aprimorar os serviços de saúde desde o pré-natal até o parto, beneficiando hospitais, casas de parto, policlínicas e Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Os detectores fetais são essenciais para monitorar a saúde das crianças ainda no útero, registrando os batimentos cardíacos dos bebês. “Eles detectam e registram os batimentos cardíacos do bebê, sendo possível avaliar a vitalidade”, explica a ginecologista Fernanda Cristina Salum. O uso dos detectores permite que tanto médicos quanto enfermeiros realizem avaliações mais precisas durante as consultas.
Fernando Erick Damasceno, coordenador da Atenção Primária à Saúde da SES-DF, enfatizou a importância da tecnologia para melhorar o pré-natal nas UBSs. “A Atenção Primária à Saúde, hoje, é responsável pela qualidade do pré-natal e o detector fetal compõe esse apoio para mantermos um nível elevado dos serviços, impactando os índices de saúde materno-infantil no DF. Todas as unidades serão contempladas com o aparelho”, afirmou.
A aquisição dos equipamentos foi realizada com duas empresas, com entregas programadas entre 30 de junho e 30 de julho. O Hospital Materno Infantil de Brasília e os hospitais regionais foram os primeiros a receber os detectores. A medida não apenas promete aumentar a segurança das gestantes, mas também melhora o monitoramento da saúde dos bebês, um passo importante para a saúde pública do DF.




