Início Distrito Federal Ginastas do Distrito Federal representam Brasil em competições internacionais de ginástica acrobática

Ginastas do Distrito Federal representam Brasil em competições internacionais de ginástica acrobática

- Publicidade -


Da redação

Atletas da equipe Akros, da Associação de Ginástica Acrobática do Distrito Federal, embarcam em 11 de maio para Genebra, na Suíça, onde representarão o Brasil em uma competição internacional de ginástica acrobática. O torneio marca o início de uma sequência relevante para o time, que disputará ainda etapas na Polônia e na Itália.

A treinadora Sarah Arns, que começou como atleta em 2012 e integrou a Seleção Brasileira no Mundial da França em 2014, acompanha agora o desenvolvimento de uma nova geração. “Essa competição na Suíça é uma estreia internacional para duas formações da nossa equipe de base”, explica. Para Sarah, atuar no exterior é parte fundamental da formação esportiva.

Na ginástica acrobática, as formações são compostas por duplas, trios ou grupos que combinam força, equilíbrio, flexibilidade e sincronia. A equipe Akros, fundada por pais de atletas, já acumulou dez títulos nacionais e, no último campeonato brasileiro, conquistou ouros em três categorias. Para muitas ginastas, esta será a primeira experiência internacional.

Ana Beatriz, de 15 anos, destaca a responsabilidade e a honra de representar a equipe. Ela treina ao lado de nomes que admira, como Maynna Magno, de 20 anos, referência e veterana da Akros. Elenco inclui ainda Mariane Takano (9), Mirella Lima (14), Alice Luz (14), Catarina Nogueira (10) e Camila Machado (15).

Maynna, que se prepara para seu terceiro mundial, relata evolução do grupo. “Antes a gente ia para participar. Agora, enxergam que o Brasil está elevando o nível”, afirma. Ela sonha em chegar ao World Games, principal evento da modalidade. O reconhecimento internacional cresceu no Mundial de 2024, conforme relata.

Apesar da projeção internacional, as atletas enfrentam desafios financeiros. Segundo a equipe, hospedagem, alimentação e inscrições são majoritariamente custeadas pelas famílias. Para a viagem à Suíça, apenas duas das oito passagens foram garantidas pelo programa Compete Brasília. Treinos seguem intensos, e ações de arrecadação compõem a rotina das ginastas.