Giro Conectado ao Poder | Prefeitura de Luziânia destina recursos próprios para construção de praça da cidade

Da redação do Conectado ao Poder 


O prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto, anunciou nesta sexta-feira (16) a ordem de serviço para a construção da Praça da Bíblia no setor Kennedy. Com um investimento de 568 mil reais, provenientes exclusivamente dos recursos municipais, a iniciativa visa proporcionar mais um espaço de lazer e convívio para a população. Em uma publicação nas redes sociais, Sorgatto destacou a importância do projeto, ressaltando que além de valorizar a região, a praça contribuirá para elevar a qualidade de vida dos moradores.

Retornando os trabalhos

O deputado estadual de Goiás, André do Premium, anunciou a retomada dos trabalhos na Assembleia Legislativa de Goiás, marcando o início do segundo ano da 20ª legislatura. André, em suas declarações, destacou o período de recesso como uma oportunidade para se aproximar dos eleitores e ouvir suas demandas, reafirmando o compromisso de representá-los na casa do povo. Em seu discurso, destacou a parceria com o governador Ronaldo Caiado e afirmou o compromisso conjunto na construção de um Goiás melhor para todos os cidadãos.

Que comece a festa

A secretária da região metropolitana do entorno, Carol Fleury, compartilhou entusiasmada em uma rede social os preparativos para a segunda edição da Feira “No Entorno Tem “, destacando a energia contagiante do carnaval como inspiração para o evento. Prometendo uma edição ainda maior, a Feira irá oferecer o melhor do turismo, cultura, artesanato e gastronomia goiana. Fleury também mencionou um curso de formação realizado pela Secretaria de Governo de Goiás para a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia, visando aprimorar o evento que atraiu mais de 5 mil pessoas em 2023. 

Goiás 

O prefeito de Novo Gama, Carlinhos do Mangão, em colaboração com o governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciou nesta sexta-feira (16) a entrega dos kits escolares do projeto Alfa Mais aos alunos do 1º e 2º ano da Escola Municipal Paulo Freire. Segundo ele, mais de 3 mil kits serão distribuídos para todos os alunos desses anos na rede municipal de Novo Gama. Além disso, Carlinhos do Mangão expressou sua gratidão ao governador Ronaldo Caiado pelos investimentos na educação das crianças da região.

Brasil

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral, divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira (16), a taxa de desemprego no Brasil teve uma queda em apenas duas das 27 unidades federativas no último trimestre de 2023. Isso sugere uma desaceleração gradual na criação de empregos ao longo do ano, embora a média anual mostra uma melhoria geral, com 26 estados registrando uma diminuição nas taxas de desocupação em comparação com 2022. As únicas quedas estatisticamente significativas foram observadas no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Norte, enquanto houve aumento em Rondônia e Mato Grosso. Nas demais unidades federativas, não houve variação significativa.

Internacional 

O governo dos Estados Unidos alertou sobre o desenvolvimento, pela Rússia, de uma arma antissatélite considerada “preocupante”. O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, afirmou que os serviços de inteligência dos EUA têm informações sobre essa tecnologia, mas que ela ainda não está em operação e não representa uma ameaça direta de destruição física à Terra. Durante uma entrevista coletiva, Kirby foi questionado se a arma era nuclear, mas não respondeu. Posteriormente, fontes militares americanas informaram ao jornal “New York Times” que a Rússia está desenvolvendo uma arma nuclear antissatélite para uso no espaço, o que levanta preocupações internacionais, com aliados europeus sendo alertados sobre a possível ameaça.

Tempos modernos 

O Parlamento grego aprovou, na quinta-feira (15/2), uma legislação histórica que reconhece o casamento homoafetivo e autoriza a adoção por casais do mesmo sexo. Com 176 votos a favor entre os 254 deputados presentes após intensos debates de dois dias, a decisão foi saudada como um avanço significativo pelas comunidades LGBTQIA+. Parlamentares aplaudiram a aprovação durante a sessão, enquanto o primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis enfatizou que essa medida reflete a Grécia como um país progressista, democrático e alinhado com os valores europeus. 

Famosos

Na manhã desta sexta-feira (16), o jogador do Flamengo, Pedro Guilherme, usou suas redes sociais para relatar um assalto ocorrido durante a madrugada. Segundo o atleta, seu irmão foi rendido por criFamososminosos armados na Linha Vermelha, Zona Norte do Rio de Janeiro, onde o carro de luxo da família foi roubado juntamente com seus pertences. O local do incidente é conhecido por ser cercado por comunidades dominadas pelo tráfico de drogas. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Pedro Guilherme apela por ajuda para recuperar o veículo, uma Land Rover Defender avaliado em R$700 mil. Até o momento, não há informações sobre o registro de ocorrência.

Nota de falecimento 

A agência de notícias Reuters informou que o opositor russo Alexei Navalny faleceu, citando o serviço penitenciário da região de Yamalo-Nenets, onde ele estava cumprindo pena há aproximadamente três anos. Navalny, um ex-advogado que se destacou há mais de uma década ao ridicularizar a elite política liderada pelo presidente Vladimir Putin e denunciar casos de corrupção, é considerado um dos principais críticos do governo russo. 

Grande fuga!

Na madrugada desta sexta-feira (16), equipes de busca intensificaram os esforços para recapturar os dois fugitivos da penitenciária federal do Rio Grande do Norte. As equipes de busca encontraram pegadas e pertences pessoais em uma casa na zona rural de Mossoró, a 7 km do presídio, indicando que os fugitivos podem ainda estar na área. Com mais de 300 agentes, helicópteros e drones envolvidos na operação, as autoridades ampliaram o raio de busca para 15 km. O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, anunciou na quinta-feira, 15 de fevereiro, medidas para reforçar a segurança nos presídios federais, incluindo a ampliação do sistema de alarmes, reforço de agentes de segurança e aperfeiçoamento do sistema de entradas com reconhecimento facial, além da construção de muralhas.

Investigação 

Jair Renan Bolsonaro e Maciel Alves de Carvalho foram indiciados pela Polícia Civil do Distrito Federal por falsidade ideológica, uso de documento falso e lavagem de dinheiro. Eles teriam falsificado relatórios de faturamento da empresa de Jair Renan para obter empréstimo bancário, inflando os valores para R$4,6 milhões em um ano. O Ministério Público irá decidir se apresentará denúncia à Justiça.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui