Início Coluna Giro Conectado | Carlinhos do Mangão investe 447 mil reais para reinauguração...

Giro Conectado | Carlinhos do Mangão investe 447 mil reais para reinauguração do CAPS II de Novo Gama

Da redação do Conectado ao Poder

Carlinhos do Mangão, prefeito de Novo Gama, realizou reinauguração do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), localizado no bairro Lunabel 3. Segundo ele, foram investidos  R$447 mil reais com recurso próprio do município para trazer mais dignidade e conforto para os usuários do local. Em uma rede social, o prefeito destacou as melhorias: “Troca do telhado e piso, revitalização da pintura, construção da varanda e estacionamento, troca de toda parte elétrica e hidráulica, instalação de alambrado, acessibilidade e substituição de todas as louças dos sanitários”, explicou Mangão.

Política 

O Senado aprovou um projeto que cria um protocolo de prevenção à violência contra a mulher em estabelecimentos públicos, especialmente de entretenimento e  atendimento às vítimas. Além disso,  instituiu o selo “Não nos Calaremos – Mulheres Seguras“. Segundo o texto, o objetivo é garantir mais segurança para a classe feminina no Brasil. “O protocolo tem o intuito de combater condutas como estupro, assédio e importunação sexual, além de qualquer outra forma de violência ou constrangimento de natureza sexual, inclusive contato físico não consentido, xingamentos, humilhações ou flerte insistente e ostensivo, que cause lesão, sofrimento ou desconforto à vítima”. Sendo uma uma votação simbólica, a matéria volta à análise da Câmara dos Deputados.

Saúde

Os gestores de estados, municípios e do Distrito Federal têm até o dia 10 de novembro, para solicitar investimento para a construção de novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs). Segundo o Ministério da Saúde, nesta etapa, serão  disponibilizados R$154,4 milhões para a construção de 75 novas unidades.  Além disso, o objetivo é que o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC Saúde) beneficie 6,4 milhões de pessoas até 2026.

Economia

A Reforma Tributária foi aprovada, com 20 votos a 6,  na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O texto volta a ser votado no plenário do Senado nesta quarta-feira (8), onde precisa alcançar 49 votos favoráveis. Na sequência, a proposta retorna à Câmara, por causa das alterações feitas pelos senadores. 

Brasil

A Câmara Legislativa do estrito Federal (CLDF), aprovou, com 13 votos favoraveis a  inclusão da Marcha distrital da Cidadania em defesa da vida contra o aborto no calendário oficial de eventos do Distrito Federal, a proposta segue para sanção do Governador Ibaneis Rocha. 

Brasília

Os ônibus da empresa Auto Viação Marechal voltaram a circular hoje pela manhã no Distrito Federal. Os rodoviários ficaram 2 dias em greve pela falta de pagamento. O salário dos funcionários teria sido pago e os ônibus começaram a rodar novamente às 6h.

Mundo

Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), da ONU, o fenômeno climático  “El Niño” deve durar até o ano que vem. De acordo com o instituto, até abril de 2024, as temperaturas do ano já estarão a caminho de serem as mais quentes já registradas.

Esporte

Neste fim de semana a principal competição de tênis feminino por equipes chega a Brasília. Apresentando jogadoras de 13 países na Arena BRB (Estádio Nacional Mané Garrincha). A entrada é gratuita mediante doação de 1 kg de alimento, o evento será entre os dias 6 e 13 de agosto. Os jogos ocorrem às 10h e às 18h. 

Entretenimento

A cantora Ludmilla, durante sua apresentação no Prêmio Multishow, surpreendeu ao cantar novamente o Hino Nacional brasileiro.  A artista não conseguiu cantar a música oficial do Brasil na final da competição automobilística que aconteceu no último domingo. Após o episódio, ela recebeu diversas críticas nas redes sociais e, alguns internautas comentaram que a brasileira teria envergonhado o próprio país, pois não sabia cantar a música. Ludmilla alegou ter tido falhas técnicas durante sua apresentação no Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1.