Da redação do Conectado ao Poder

Brasília
O governador Ibaneis Rocha anunciou que o Distrito Federal será sede do Rally dos Sertões. O evento vai acontecer em Brasília entre os dias 23 e 31 de agosto de 2024. Para Ibaneis, a área do turismo é uma das maiores apostas econômicas da cidade, ele também declarou que o DF está pronto para receber qualquer evento turístico, se destacando como um dos lugares mais bonitos do Brasil. “É com muita alegria que receberemos um dos maiores eventos automobilísticos das Américas. Tenho certeza de que, além de impulsionar o esporte e o turismo no DF, vai gerar emprego, renda e movimentar a nossa economia”.
Política
Ciro Gomes (PDT), ex-candidato à Presidência da República, foi filmado agredindo um homem, no último domingo (3). Nas imagens que circulam na internet, o político foi filmado, pela vítima, dando um tapa no rosto de um homem, durante evento em Fortaleza. A agressão teria acontecido depois do rapaz provocar Ciro o chamando de “bandido”. Até o momento, Ciro não se manifestou sobre o caso.
Internacional
Uma erupção do vulcão Marapi, na Indonésia, deixou 11 pessoas mortas e 12 desaparecidas, o acidente aconteceu no último domingo (3). Ontem (4), as buscas feitas pelas equipes de socorristas tiveram que ser interrompidas após o anúncio de novas erupções.
Economia
Foi aprovado pelo Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), com 14 votos a 1, o novo limite de juros para o crédito consignado aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O novo valor é de 1,8% ao mês, passando a entrar em vigor após cinco dias do anúncio ser feito oficialmente no Diário Oficial da União, que deve acontecer em breve. Além disso, foi proposto pelo governo que a taxa máxima de juros cobrada no cartão de crédito consignado também fosse reduzida de 2,73% para 2,67% ao mês.
Vem aí?
Durante uma entrevista, o jogador do Fluminense, Marcelo, comentou sobre a possibilidade do zagueiro brasileiro Thiago Silva voltar a jogar no time carioca. Segundo o ex- Real Madrid, a expectativa é grande. “Todo mundo quer ver o Thiago Silva no Fluminense. Quem não quer ver o Thiago Silva no Fluminense, não deve ser tricolor, né?”, avaliou Marcelo.
Entorno
O bairro Jardim Oriente vai ganhar um Complexo Esportivo, a novidade foi confirmada por Pábio Mossoró, prefeito de Valparaíso. De acordo com ele, o intuito é promover a saúde e bem-estar da população, através do oferecimento da prática do esporte, lazer e socialização aos cidadãos valparaisenses.
A esperança é a última que morre
O presidente Lula afirmou recentemente não ter desistido de fechar o acordo entre Mercosul e União Europeia. Com o apoio do chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, o brasileiro declarou que não tem planos de desistir até ouvir a negativa de todos os países. “Sou um homem que não desiste. Você está lembrado do slogan do meu primeiro mandato, sou brasileiro e não desisto nunca? Não vou desistir enquanto não conversar com todos os presidentes e ouvir um não de todos. Aí, vamos partir para outra”. Em contrapartida, além do presidente da Argentina, Javier Milei, o presidente francês, Emmanuel Macron, levanta argumentos para se manifestar contra o acordo, afirmando ser “mal remendado”. “Enquanto eu puder acreditar que é possível fazer esse acordo, eu vou lutar para fazer, porque, depois de 23 anos, se a gente não concluir o acordo, é porque penso que estamos sendo irrazoáveis com as necessidades que temos de avançar nos acordos comerciais, políticos e econômicos”, argumentou Lula.
Saúde
O Ministério da Saúde anunciou que incluiu na Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do Sistema Único de Saúde (SUS) a trombectomia mecânica para tratamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico agudo. Suzana Ribeiro, diretora do Departamento de Atenção Especializada e Temática do Ministério da Saúde, afirmou que a inclusão do serviço pelo SUS ajudará no tratamento de pacientes que sofreram AVC. “A disponibilização da trombectomia mecânica no SUS é um marco importante na atenção e tratamento do AVC isquêmico. Um motivo para nós, gestores e profissionais de saúde, comemorarmos”.




