Da redação
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) abriu consulta pública para receber dados da comunidade científica sobre aracnídeos encontrados em Goiás. As contribuições podem ser feitas nos dias 19 e 20 de março, por meio do site BioData. Para participar, é preciso inserir o nome da espécie, clicar em “consultar” e preencher o campo “contribuições”.
Após o envio, especialistas analisarão as informações, que serão incorporadas às fichas técnicas das espécies. O objetivo, segundo a Semad, é direcionar estratégias de conservação da biodiversidade com base em critérios científicos reconhecidos internacionalmente.
Esta é a primeira vez que Goiás elabora sua própria lista de espécies ameaçadas de extinção. Até agora, o estado seguia referências nacionais produzidas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Com a iniciativa, espécies ameaçadas em Goiás poderão ser reconhecidas, mesmo que não estejam em risco em âmbito nacional.
O processo envolve oficinas com especialistas e aplicação da metodologia internacional da International Union for Conservation of Nature (IUCN). Antes dos aracnídeos, já foram recebidas informações sobre anfíbios, peixes, abelhas, mamíferos, répteis e libélulas, em parceria com pesquisadores.
A expectativa é avaliar cerca de 1,7 mil espécies de vertebrados e 900 de invertebrados no estado. Para garantir um diagnóstico amplo, todas passarão por consulta. Inicialmente, o acesso ao BioData é restrito a gestores públicos e especialistas, mas, ao final do processo, será aberto ao público.






