Goiás realiza 180,6 mil cirurgias eletivas em pouco mais de um ano

- Publicidade -


Goiás realiza 180,6 mil cirurgias eletivas em pouco mais de um ano

A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), realizou, de janeiro do ano passado a março deste ano, 180.637 cirurgias eletivas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. O número de intervenções superou a fila única por cirurgias eletivas que, em dezembro de 2022, era de 125.894 pacientes em espera.

Os dados da SES-GO também apontam que ocorreram 165.430 novas solicitações e que até o dia 10 de maio último a fila chegou a 74.957. De acordo com os dados, houve uma redução de 66,73% na lista por procedimentos cirúrgicos eletivos em Goiás.

- Continua após a publicidade -

Cirurgias eletivas

O secretário da Saúde de Goiás, Rasível Santos, considera o quantitativo de cirurgias positivo, já que diariamente surgem novas solicitações. Ele credita o avanço nas intervenções cirúrgicas no Estado à decisão do governador Ronaldo Caiado de incentivar o empenho de gestores e profissionais de saúde de Goiás na execução do Programa Nacional de Redução de Filas.

Além disso, contribuiu significativamente a estruturação do Sistema Estadual de Regulação de Cirurgias Eletivas (Regnet), pela SES-GO, escolhido pelo Ministério da Saúde (MS) como projeto-piloto para o país.

Parcerias

Quando foi lançado, em 2023, o Programa Nacional de Redução de Filas (PNRF) pelo governo federal, o Estado de Goiás firmou parceria com os hospitais privados e ampliou o programa para 40 municípios goianos. O Sistema Regnet organizou uma fila unificada com os municípios, registrando o número de pacientes em espera.

“Por meio do sistema Regnet, a SES-GO avançou no gerenciamento das filas de cirurgias eletivas, permitindo que o processo de regulação dos procedimentos seja realizado digitalmente, em tempo real, no hospital”, enfatiza o secretário Rasível Santos.

Ele destaca que o sistema foi elogiado pelo Ministério da Saúde. “O Regnet possibilitou a identificação e definição dos pacientes distribuídos nos 246 municípios goianos, de forma simples e eficiente, por meio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems)”, ressalta.

O post Goiás realiza 180,6 mil cirurgias eletivas em pouco mais de um ano apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.



Fonte: Agência Cora de Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui