Goiás registra queda de mais de 37% nos casos de feminicídios

Da redação do Conectado ao Poder

Ações integradas das Forças de Segurança Pública do Estado resultaram na redução significativa dos crimes e no aumento do atendimento especializado às mulheres

No primeiro semestre de 2024, o estado de Goiás apresentou uma queda de 37,5% nos casos de feminicídios, conforme dados do Observatório de Segurança Pública da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO). O número de casos registrados caiu de 32 em 2023 para 20 em 2024. As estatísticas foram reveladas durante uma reunião no auditório Mauro Borges, que contou com a presença do governador Ronaldo Caiado (UB), do secretário de segurança Renato Brum e dos chefes das polícias estaduais.

A Polícia Militar de Goiás (PMGO) desempenhou um papel crucial nesse resultado, realizando 97.804 acompanhamentos de medidas protetivas no primeiro semestre deste ano. Esse número representa um aumento impressionante de 338% em relação ao mesmo período do ano anterior, que teve 28.100 acompanhamentos. Além disso, a Polícia Civil encaminhou 8.013 inquéritos policiais com autoria definida ao Poder Judiciário, envolvendo crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher.

Para o governador Ronaldo Caiado, a redução nos casos de feminicídio é um reflexo direto do trabalho conjunto entre as forças de segurança e outras entidades. “O resultado positivo é fruto do trabalho integrado entre as forças de segurança e outros poderes. O feminicídio é uma das nossas maiores preocupações no âmbito da segurança pública, por ser um crime que acontece dentro de casa. Graças ao empenho das nossas polícias estamos conseguindo reduzir os índices”, afirmou.

A integração e a cooperação entre diferentes forças de segurança e instituições são apontadas como essenciais para a manutenção da segurança e a proteção das mulheres em Goiás. A continuidade das ações e o fortalecimento dos programas de atendimento especializado são fundamentais para que os índices de violência contra a mulher continuem a diminuir no estado.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui