Da redação do Conectado ao Poder
O Estado, sob a gestão de Ronaldo Caiado, subiu do 5º para o 2º lugar, refletindo melhorias significativas na transparência.

O estado de Goiás comemorou na última terça-feira, 30 de setembro de 2025, a conquista do segundo lugar no Índice de Transparência e Governança Pública, conforme divulgado pela ONG Transparência Internacional – Brasil. Com uma pontuação de 93,4, Goiás ficou atrás apenas do Espírito Santo, que obteve 95 pontos. Essa classificação “Ótimo” coloca Goiás entre os estados mais transparentes do Brasil, superando a posição anterior, em que estava em quinto lugar com 83 pontos.
Esse avanço de três posições no ranking reflete o compromisso do governo estadual em promover um acesso mais amplo à informação para os cidadãos. O índice avalia oito dimensões de transparência e governança, e Goiás se destacou em sete delas, alcançando ainda a pontuação máxima em áreas como Legal, Transformação Digital e Dados.
O relatório da ONG destacou como aspectos positivos a existência de normas para interações com grupos de interesse e proteção ao denunciante, a implementação de um sistema de agendamento digital de serviços públicos, e a promoção de inovação nas políticas de transparência e combate à corrupção por meio de um laboratório de inovação. Além disso, o estado conta com Planos de Dados Abertos e um catálogo de dados acessíveis à população.
O desempenho de Goiás também foi reconhecido em uma avaliação prévia realizada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), onde se destacou como o único estado a alcançar a pontuação máxima de 100% em uma avaliação anual de transparência pública, recebendo selo diamante, o nível mais alto de avaliação.
Esse resultado evidencia a melhoria contínua nas práticas de governança e transparência em Goiás, estabelecendo o estado como um exemplo a ser seguido por outras unidades da federação.




