
Durante dois dias os servidores da área de políticas públicas da Secretaria Estadual do Entorno do DF (Sedfgo) participaram de capacitação sobre o uso do Sistema de Monitoramento e Acompanhamento dos Projetos Governamentais (Gomap). Trata-se de uma ferramenta tecnológica, baseada em Inteligência Artificial e ciência de dados, para gestão e monitoramento de projetos governamentais. “O Gomap vai ajudar, sobretudo, a otimizar a aplicação das políticas públicas de acordo com as necessidades da região do Entorno, a partir do acompanhamento em tempo real de sua execução”, frisou a titular da Sedfgo, Caroline Fleury.
A oficina foi ministrada por dois servidores da Secretaria Geral de Governo (SGG), Miguel Luna, Gerente de Projetos da SGG e Fernando de Melo, superintendente da Região do Entorno do DF. De acordo com Miguel, o Gomap contém as ações do Grupo Especial de Planejamento e Inovação (Gepi), gerenciamento dos riscos dos projetos e às metas estabelecidas no plano de governo de Goiás. “Nosso objetivo é planejar e monitorar a execução do que foi proposto a partir de matrizes como custos, metas e prazos”, assinalou.
Na parte de custos, o Gomap é integrado ao Sistema AFT (Administração Financeira do Tesouro). Isso significa que as informações sobre a execução orçamentária e financeira são cruzadas automaticamente.
Entenda – o Grupo Especial de Planejamento e Inovação (Gepi) foi criado pelo Decreto Estadual nº 10.173/2022, coordenado pelo Secretaria-Geral de Governo (SGG), contendo: o status dos projetos/ações em relação a 10 áreas estratégicas, de forma a orientar a gestão pública estadual em 2023 e também nos anos seguintes.
O sistema está disponível no Portal Goiás (www.intra.goias.gov.br).O acesso é disponibilizado pela SGG. “Nossa equipe está empenhada em se capacitar com o que há de melhor para atender bem e de forma assertiva a população do Entorno que tanto precisa desse direcionamento de políticas públicas”, finalizou Caroline Fleury.
Fonte: Secretaria de Estado do Entorno do DF – Governo de Goiás





