Início Goiás GOtech é criada para expandir inteligência artificial na gestão pública de Goiás

GOtech é criada para expandir inteligência artificial na gestão pública de Goiás


Da redação

A GOtech, nova empresa de tecnologia de Goiás, foi criada nesta segunda-feira, 8 de junho, para desenvolver soluções digitais voltadas à gestão pública no Estado e nos municípios. Vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, a companhia busca ampliar o uso da inteligência artificial e modernizar os serviços públicos.

A GOtech surge da incorporação da antiga Goiás Telecom pela Planalto Solar Park e inicia suas atividades como empresa de economia mista, com estrutura enxuta. Segundo o governador Daniel Vilela, a missão principal é “facilitar a vida do cidadão, oferecendo soluções tecnológicas para a gestão pública do Estado e dos municípios”.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, destacou que a GOtech reúne agilidade e profissionais qualificados, o que deve impulsionar o avanço da inovação nos serviços públicos. Ele afirma: “O mais importante é que a inovação chegue ao cidadão”.

Inicialmente, a GOtech concentrará esforços em inteligência artificial, mapeando recursos e competências da administração estadual para modernizar os serviços públicos. A companhia terá como prioridade expandir o programa IA Contra o Crime, ampliando o atendimento de nove para 204 municípios ainda em 2024, com mais de 500 câmeras já instaladas.

De acordo com Daniel Vilela, a meta é levar a tecnologia para mais de 200 municípios até outubro, fortalecendo a atuação das forças de segurança na identificação rápida de autores de crimes. Além disso, a empresa planeja adaptar soluções tecnológicas disponíveis no mercado às necessidades do governo estadual e da população.

A GOtech ficará responsável pela gestão dos ativos de telecomunicações, infraestrutura de internet, usinas fotovoltaicas e a Pequena Central Hidrelétrica de Rochedo. Outra atribuição será a digitalização completa do acervo documental do Estado, criando uma base digital que deve agilizar a prestação de serviços e as atividades internas dos servidores públicos.