Governador recebe título da Academia Goiana de Medicina


Da redação

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, recebeu nesta sexta-feira (30/01) o título de acadêmico honorário da Academia Goiana de Medicina (AGM), durante cerimônia no Palácio das Esmeraldas. O reconhecimento, que o torna um “imortal” da instituição, foi concedido por sua atuação em defesa da classe médica e da saúde pública de qualidade. “Me impõe muito mais responsabilidade na trajetória de vida, jamais deixando de lado o fundamental: cuidar de vidas, salvar as pessoas e ampliar a qualidade de atendimento”, afirmou Caiado na solenidade.

Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista em cirurgia da coluna vertebral, Caiado destacou que, apesar de não atuar mais clinicamente, sempre defendeu a medicina ao longo de sua carreira política. Ele ressaltou investimentos em saúde em Goiás, citando a regionalização do atendimento com a abertura de hospitais e o aporte de quase 16% do orçamento estadual na área, acima dos 12% exigidos por lei.

Durante seu discurso, o governador criticou o que chamou de “mercantilismo” na abertura indiscriminada de faculdades de medicina no país e afirmou que Goiás adota medidas para garantir a qualidade dos cursos. “Que possamos ter a proficiência não só do formando, mas da faculdade”, defendeu Caiado, convidando colegas ao debate.

O presidente da AGM, Waldemar Naves do Amaral, enfatizou o compromisso de Caiado com a ética, a ciência e a profissão médica. Segundo ele, a trajetória do homenageado é marcada pelo benefício aos pacientes, tanto individualmente, como médico, quanto coletivamente, na gestão pública.

A homenagem também foi reconhecida por outros nomes da medicina, como José Hiran Gallo, presidente do Conselho Federal de Medicina, que destacou os investimentos de Caiado na saúde estadual, e Selma Maria Bezerra Jerônimo, presidente da Federação Brasileira das Academias de Medicina, que ressaltou a singularidade da trajetória do governador ao unir medicina, Parlamento e administração pública.