Início Mundo Governo da Síria anuncia nova trégua de 4 dias com as forças...

Governo da Síria anuncia nova trégua de 4 dias com as forças curdas


Da redação

O governo sírio anunciou nesta terça-feira (20) um novo cessar-fogo com as Forças Democráticas Sírias (FDS), lideradas por curdos e apoiadas pelos Estados Unidos contra o Estado Islâmico. A decisão surge após envio de reforços militares à província de Hasakah, região curda no nordeste do país.

O presidente interino Ahmed al Sharaa, que assumiu após a destituição de Bashar al Assad no fim de 2024, busca consolidar autoridade sobre todo o território sírio. No domingo, Sharaa e Mazloum Abdi, líder das FDS, divulgaram um acordo para integrar instituições curdas ao Estado sírio, mas as negociações finais fracassaram, segundo o responsável curdo Abdel Karim Omar.

Com a trégua, abrem-se novas negociações entre Al Sharaa e as FDS. Desde 2011, os curdos controlavam áreas do norte e nordeste da Síria, exercendo autonomia durante a guerra civil. As FDS desempenharam papel central na derrota do Estado Islâmico, em 2019, com apoio dos EUA, que agora passaram a apoiar Damasco.

O enviado americano para a Síria, Tom Barrack, afirmou que “a missão inicial das FDS foi concluída”, já que o governo sírio está pronto para controlar a segurança e os centros de detenção do Estado Islâmico. O presidente dos EUA, Donald Trump, elogiou seu homólogo sírio e discutiu por telefone a garantia dos direitos curdos.

O acordo prevê quatro dias para que líderes curdos elaborem um plano de integração. Se concluído, as forças do governo não entrarão em áreas urbanas curdas. As FDS prometeram respeitar a trégua e se retiraram de províncias de maioria árabe, além do acampamento de Al Hol, que deverá passar para controle sírio.