Da redação
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), se reuniu nesta quarta-feira (1) com representantes de centrais sindicais no gabinete da Presidência para tratar da proposta de emenda à Constituição que põe fim à escala 6×1 e reduz a jornada de trabalho. Participaram também do encontro a líder do Governo no Senado, Teresa Leitão (PT-PE), e o senador Paulo Paim (PT-RS).
Segundo Teresa, a proposta “não está parada” e faltam apenas “ajustes” na tramitação. Ela afirmou que “a gente está tratando de procedimentos. Lembrem vocês que a PEC não está parada aqui no Senado. Desde que ela chegou, que ela passa por debates.” Para a senadora, o texto segue em discussão no Congresso.
Em resposta sobre a possibilidade de aprovação antes das eleições, a líder do Governo evitou estipular prazos e informou que a definição do andamento ocorrerá após a sessão temática prevista para a quarta-feira no plenário do Senado. Teresa ressaltou: “Não é um calendário eleitoral, é um calendário parlamentar, é um calendário do Congresso.”
A proposta de emenda à Constituição em análise busca alterar regras de jornada de trabalho, pondo fim ao regime 6×1, que prevê seis dias de trabalho para um de descanso. O texto segue sendo debatido entre parlamentares e representantes sindicais dentro do Senado Federal.





