Início Distrito Federal Governo do DF lança nova secretaria para integrar e modernizar sistemas digitais

Governo do DF lança nova secretaria para integrar e modernizar sistemas digitais


Da redação

O Governo do Distrito Federal (GDF) criou a Secretaria de Estado de Governança Digital e Integração (SGDI), com a missão de centralizar as políticas de tecnologia, dados e inovação da administração pública local. A novidade foi oficializada pelo Decreto nº 48.467, assinado pela governadora Celina Leão (PP) e publicado no Diário Oficial do Distrito Federal nesta sexta-feira (10).

De acordo com o decreto, a nova secretaria atuará em áreas estratégicas como governança digital, transformação digital, tecnologia da informação, gestão e integração de dados, e inovação nos serviços ao cidadão. A reestruturação implica também a extinção de diversas unidades da antiga Secretaria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), até então vinculada à Secretaria de Economia.

Entre as estruturas descontinuadas estão a Assessoria Especial, diretorias de sistemas e operações de rede, e coordenações de data center. Parte das atribuições e estruturas dessas áreas foi redistribuída a outros órgãos do governo.

Segundo a governadora Celina Leão, a criação da SGDI visa evitar a sobreposição de sistemas e ampliar a integração entre os órgãos. “A ideia é, por meio dela, disponibilizar ferramentas de gestão para todo o GDF e, então, não ter sistemas sobrepostos. A partir de agora, estamos todos integrados em um governo que vai ser 100% digital”, declarou. A expectativa é simplificar o acesso do cidadão aos serviços por meio de uma plataforma unificada, em que informações poderão ser acessadas com um único login.

Clemilton Oliveira Rodrigues Junior foi nomeado para chefiar a secretaria. O decreto prevê ainda ajustes administrativos e financeiros, remanejamento de cargos e cessão de servidores, com prazo de até 30 dias para regularização das mudanças. As novas regras já estão em vigor.