Início Distrito Federal Governo do DF lança nova secretaria para modernizar e unificar serviços digitais

Governo do DF lança nova secretaria para modernizar e unificar serviços digitais


Da redação

O Governo do Distrito Federal criou uma nova estrutura administrativa para modernizar os serviços públicos. A Secretaria de Governança Digital e Integração foi instituída com o objetivo de integrar sistemas, reduzir a burocracia e ampliar o acesso digital da população aos serviços governamentais. A medida foi oficializada por decreto publicado no Diário Oficial do Distrito Federal, conforme informou a Agência Brasília.

A iniciativa representa uma reestruturação na área de tecnologia e inovação, com foco na digitalização e centralização de dados. Segundo a governadora Celina Leão, a criação da nova secretaria é resultado do desmembramento da Secretaria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic). “Estou desmembrando a Setic para criar a Secretaria de Governança Digital e Integração. A ideia é, por meio dela, disponibilizar ferramentas de gestão para todo o GDF e, então, não ter sistemas sobrepostos. A partir de agora, estamos todos integrados em um governo que vai ser 100% digital”, declarou.

Clemilton Oliveira Rodrigues Junior foi nomeado para comandar a nova pasta e conduzir o processo de transformação digital no governo local. A expectativa é de que a reorganização traga maior eficiência e rapidez no atendimento ao cidadão.

Entre as metas está a criação de uma plataforma digital unificada, reunindo diversas informações do cidadão em um único ambiente. De acordo com Celina Leão, “queremos implementar um sistema em que o cidadão terá acesso a todas as suas informações em um só lugar. A pessoa vai abrir, colocar o CPF e a biometria e terá acesso às consultas marcadas, às bolsas que recebe, à frequência das crianças na escola e aos prontuários disponíveis”.

A antiga estrutura, antes vinculada à Secretaria de Economia, foi extinta, consolidando a estratégia do governo distrital de apostar na integração tecnológica para melhorar o atendimento à população.