Início Mundo Governo Lula prepara avaliação sobre entrada no Conselho de Paz para Gaza

Governo Lula prepara avaliação sobre entrada no Conselho de Paz para Gaza


Da redação

Auxiliares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estão avaliando a participação do Brasil no Conselho da Paz para a Faixa de Gaza, órgão internacional proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Segundo fontes do governo, a decisão será tomada com cautela, após análise dos possíveis impactos políticos e diplomáticos.

A proposta prevê mandatos de três anos para os Estados-membros, com possibilidade de renovação. Estados que aportarem ao menos US$ 1 bilhão (R$ 5,3 bilhões) garantirão assento permanente no Conselho, que funcionará por meio de contribuições voluntárias. O órgão será presidido por Donald Trump.

Entre os pontos em debate pelo governo brasileiro estão o escopo de atuação do Conselho e possíveis sobreposições com a Organização das Nações Unidas (ONU). Um auxiliar de Lula avalia que o novo órgão pode ser complementar ou concorrente à ONU, dependendo de sua implementação. Outro alerta para um possível conflito de competências com o Conselho de Segurança da ONU.

O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, criticou o plano, apontando falta de coordenação com Tel Aviv e dizendo que a iniciativa vai contra a política israelense. O conselho é parte da segunda fase do plano de paz dos EUA para a região.

Trump já anunciou alguns membros do órgão: Marco Rubio, o ex-premiê britânico Tony Blair, Steve Witkoff, Jared Kushner, Marc Rowan, Ajay Banga e Robert Gabriel. Entre os presidentes convidados para integrar o conselho estão Javier Milei (Argentina) e Recep Tayyip Erdogan (Turquia). Milei expressou honra pelo convite e afirmou que “a Argentina sempre estará ao lado dos países que enfrentam o terrorismo, defendem a vida e promovem a paz”.