Da redação
O governo federal projeta um déficit primário de R$ 1,074 bilhão nas empresas estatais para 2026. A estimativa consta no decreto de programação orçamentária e financeira divulgado nesta quinta-feira, 12 de dezembro, pelo Ministério do Planejamento.
O valor indicado considera uma série de abatimentos realizados no cálculo. Sem esses descontos, o resultado primário das estatais seria diferente, demonstrando um impacto significativo das compensações aplicadas.
A projeção não leva em conta os resultados financeiros de duas empresas: Petrobras e ENBPar. Dessa forma, o saldo informado refere-se exclusivamente às demais estatais sob administração federal.
O decreto divulgado especifica os parâmetros orçamentários para o próximo ano, indicando preocupações do governo federal com o equilíbrio fiscal das empresas estatais.
Segundo o Ministério do Planejamento, o objetivo do documento é estabelecer diretrizes para a programação financeira e orientar a execução do orçamento, com previsão de acompanhamento dos resultados no decorrer do exercício de 2026.








