Grupo volta a usar queimados em bloqueio na DF-001 contra derrubadas

26-de-setembroAgefis iniciou nesta quarta a operação no Assentamento 26 de Setembro. Área é de proteção ambiental; moradores questionam ação do governo.

Moradores do Assentamento 26 de Setembro, localizado entre Brazlândia e Taguatinga, no Distrito Federal, voltaram a bloquear com pneus queimados dois pontos da DF-001 no início da manhã desta quarta-feira (24). A via foi desobstruída pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar por volta das 8h15. Bombas de gás e de efeito moral foram utilizadas, mas não há informações sobre feridos. O grupo protestava contra uma derrubada realizada pela Agefis.

Uma equipe da PM foi enviada ao local no início do protesto para tentar evitar maiores confrontos. A estimativa é de que 300 pessoas estivessem no ato. De acordo com a corporação, 50 pneus foram retirados da área na madrugada e deixados no posto da Estrutural.

Motoristas chegaram a furar o bloqueio, mas o congestionamento se estendeu por quilômetros. Segundo a Agefis, a ocupação é recente e está localizada em uma área que tem “relevante interesse ambiental”. Não há previsão de novas retiradas nesta quinta (25).

A operação de quarta ocorreu em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda. O órgão informou que a desocupação é imediata e não necessita de notificação prévia.

A previsão é que dez barracos fossem derrubados nesta quarta, quando ocorreu o primeiro bloqueio. Na ocasião, o congestionamento chegou a dois quilômetros.

“Não somos assentados, somos trabalhadores”, disse o morador Lous Evelyn. “Somos 7,2 mil pessoas e bebemos água do poço, nossa luz é gambiarra, precisamos caminhar entre dois a três quilômetros para pegar o ônibus e pagar pelo guincho quando o ônibus atola em buracos. As roupas brancas das crianças ficam marrons com a terra”, completou.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui