Início Esporte Guardiola comenta caso de racismo com Vini Jr.: “Paguem mais aos professores”

Guardiola comenta caso de racismo com Vini Jr.: “Paguem mais aos professores”


Da redação

O técnico Pep Guardiola, do Manchester City, se posicionou sobre a acusação de racismo feita por Vinicius Junior na partida entre Real Madrid e Benfica, válida pelos playoffs da Champions League nesta semana. Para o espanhol, o problema vai além do futebol. “O racismo existe em todos os lugares. Racismo não é apenas uma questão do tom da pele, mas de comportamentos”, afirmou Guardiola.

Guardiola destacou a importância da educação para combater o problema. “As escolas são os lugares ideais para mudar comportamentos. Então, paguem mais aos professores. É assim que se resolve. Professores e médicos são as pessoas mais importantes da sociedade, não um técnico de futebol”, declarou o treinador.

O episódio de racismo ocorreu na última terça-feira, logo após Vini Jr. marcar um gol. Durante a comemoração, próximo à bandeirinha de escanteio, o jogador do Benfica, Gianluca Prestianni, teria chamado o brasileiro de “macaco”, o que resultou em grande confusão entre os atletas.

Além de Guardiola, Vincent Kompany, técnico do Bayern, também se manifestou nesta sexta-feira (data da publicação), defendendo o jogador brasileiro. Já José Mourinho, técnico do Benfica, evitou comentar diretamente o caso. Em declaração à TV oficial do clube português, disse apenas que, emocionalmente, “não tem sido fácil lidar com tudo que aconteceu entre terça-feira, dia do jogo, até esta sexta”.

Mourinho resumiu a atmosfera desde a denúncia de Vini Jr: “O jogo foi exigente em todos os momentos. Desde o minuto 51 (momento da denúncia de racismo) até agora, não tem sido fácil lidar emocionalmente com o que aconteceu e continua acontecendo”, afirmou o treinador.