Da redação
O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), Rafael Mariano Grossi, afirmou nesta sexta-feira, durante reunião do Conselho de Diretores da Aiea em Viena, que a guerra na Ucrânia permanece como a maior ameaça à segurança nuclear global, ao se aproximar do quinto ano. Grossi fez um informe detalhado sobre a situação das centrais nucleares afetadas pelo conflito, com destaque para a necessidade de fornecimento elétrico externo seguro, conforme os Sete Pilares e os Cinco Princípios da agência.
Grossi ressaltou a importância do respeito estrito a essas diretrizes, especialmente quanto ao fornecimento de energia fora do local das instalações nucleares. O diretor-geral recordou que esses princípios contam com amplo apoio internacional, inclusive das partes envolvidas no conflito.
Na Central Nuclear de Zaporizhzhya (Znpp), Grossi informou que quatro cessar-fogos temporários foram negociados entre ucranianos e russos, permitindo cinco reparos em linhas elétricas da usina. O último reparo foi finalizado em 19 de janeiro, quando a Znpp foi reconectada à sua linha de energia de reserva de 330 KV, desligada desde 2 de janeiro devido a atividades militares. Até então, a central dependia apenas de uma linha principal para alimentar os sistemas de segurança.
As equipes da Aiea acompanham a capacidade da Znpp para operar no inverno e advertem que novos danos nas linhas elétricas podem comprometer gravemente a segurança da usina. Além disso, especialistas têm avaliado dez subestações essenciais à segurança nuclear, com inspeções que seguem desde dezembro de 2025, incluindo novas áreas.
A Aiea também reportou atividades militares próximas de outras centrais, como a de Chornobyl, onde uma subestação crítica foi danificada, exigindo uso de geradores de emergência devido a cortes e instabilidades no fornecimento de energia. Grossi concluiu apelando pelo fim do conflito como via essencial para garantir a proteção nuclear e reafirmando a continuidade das operações da agência com apoio do Conselho de Diretores.






