Hackathon do Participa DF encerra inscrições com 128 participantes


Da redação

O 1º Hackathon em Controle Social do Governo do Distrito Federal, chamado Desafio Participa DF, encerrou as inscrições com 128 participantes. O número demonstra o interesse da sociedade em desenvolver soluções tecnológicas que fortaleçam a transparência e a participação social no Distrito Federal.

O evento, lançado durante a Semana Internacional de Controle e Combate à Corrupção, em novembro de 2025, é uma iniciativa inédita da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), patrocinada pelo Fundo Distrital de Combate à Corrupção. O objetivo é aproximar governo e cidadão por meio de inovação, estimulando propostas para aprimorar o Participa DF — plataforma que centraliza os serviços de ouvidoria e acesso à informação do governo local.

Dos inscritos, 82 optaram pela categoria de acesso à informação, na qual devem desenvolver modelos automáticos para identificar pedidos com dados pessoais, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Outros 46 candidatos escolheram a categoria de ouvidoria, voltada para a criação de uma Progressive Web App do Participa DF, permitindo manifestações por texto, áudio, vídeo e imagem, com acessibilidade plena, protocolo automático e opção de anonimato.

O controlador-geral do Distrito Federal, Daniel Lima, destacou: “O sucesso de inscrições do Desafio Participa DF mostra que a inovação aberta é uma ferramenta poderosa para aproximar governo e cidadão e fortalecer a transparência pública.”

Para Jefferson Paravidine, subcontrolador de Tecnologia da Informação da CGDF, “o mais interessante desse desafio é que é o cidadão melhorando uma ferramenta que, no fim, irá trazer o benefício de volta para ele mesmo”.

*Com informações da CGDF