Início Eleições Heinze muda de lado e passa a apoiar coligação do PP com...

Heinze muda de lado e passa a apoiar coligação do PP com Zucco


Da redação

O senador Luis Carlos Heinze alterou sua posição na disputa interna do Progressistas (PP) no Rio Grande do Sul e agora apoia a coligação do partido com o PL, que tem Luciano Zucco como pré-candidato ao governo estadual. Até recentemente, Heinze manifestava apoio ao deputado Ernani Polo, defensor de candidatura própria do PP ao Palácio Piratini.

Heinze declarou que sua decisão visa fortalecer a candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência da República, ressaltando a necessidade de unidade com o PL no Estado. “Nosso projeto maior é a candidatura do Flávio Bolsonaro. A base tem de estar unida, e ajuda se estivermos juntos do PL aqui no Estado”, afirmou.

A mudança foi consolidada após reunião no último final de semana, em Imbé, com deputados e familiares. Na semana anterior, Heinze já havia recebido apelos de apoiadores, empresários e vereadores em Farroupilha e Caxias do Sul. Outro fator considerado foi a pré-candidatura do neto, Luis Vicente Aquino, à Câmara Federal.

Heinze volta a ser opção para vice na chapa do PP com o PL. “Já anunciei que a deputado e senador não concorro mais. Se houver possibilidade de ser vice, posso participar do processo”, declarou. Ele já havia apoiado Zucco no fim do ano passado, o que, à época, provocou atritos internos no partido.

O deputado Ernani Polo afirmou ter ficado surpreso com a decisão de Heinze e disse aguardar uma pré-convenção para ouvir a base do PP. Polo reforçou que a maioria das lideranças deseja candidatura própria e que o pedido de pré-convenção foi enviado ao presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, e a Covatti Filho, mas ainda não houve resposta.