Início Distrito Federal Homem que matou jovem em briga de rua estava em liberdade provisória

Homem que matou jovem em briga de rua estava em liberdade provisória

- Publicidade -


Da redação

O jovem Leonardo Ferreira da Silva, de 19 anos, morreu após ser vítima de um golpe de mata-leão durante uma briga registrada no bairro Nova Colina, em Sobradinho I (DF), na madrugada do domingo (15/2). O autor do golpe, um homem de 26 anos, estava em liberdade provisória após ter sido preso anteriormente por tráfico de drogas, segundo informações da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).

De acordo com o delegado Hudson Maldonado, responsável pela investigação, toda a ação foi filmada por outro homem, também de 26 anos, que aparece nas imagens “instigando” o confronto com frases como “sustenta”. Tanto o agressor quanto o responsável pela filmagem eram amigos em comum da vítima, e a polícia suspeita que a briga tenha sido previamente acordada entre as partes.

“Tudo indica que a briga foi iniciada de comum acordo e estava sendo filmada por um amigo das duas partes. Tanto o autor quanto o homem que filmava não quiseram prestar declarações. Por isso, a suspeita de que a briga foi pré-ajustada”, afirmou o delegado. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu horas depois de ser socorrida à UPA de Sobradinho II, segundo Maldonado. O laudo definitivo do IML ainda é aguardado para determinar a causa exata da morte, embora se suspeite de asfixia pelo golpe ou de trauma ao bater a cabeça no asfalto.

A polícia confirmou que nem Leonardo nem o homem que fez as imagens tinham antecedentes criminais. Tanto o agressor quanto o cinegrafista foram presos logo após o crime pelas equipes da 35ª e da 13ª Delegacias de Polícia, e devem passar por audiência de custódia nesta segunda-feira (16/2). Se condenados, as penas podem variar de 6 a 20 anos de reclusão.

“Ficou nítido que o agressor causou a morte. Quanto ao outro homem, este ‘instigou’ a conduta. Ambos seguem presos por homicídio”, concluiu Maldonado, classificando o episódio como uma “atitude estúpida, ignorante, que resultou na perda da vida de um jovem de 19 anos”.