Da redação do Conectado ao Poder
Reforma no centro cirúrgico do Hospital Regional de Samambaia deverá aumentar o número de procedimentos realizados na unidade.

O Hospital Regional de Samambaia iniciará a reforma de seu centro cirúrgico, com o objetivo de ampliar a capacidade de atendimentos. O trabalho deve durar cerca de 45 dias e, durante esse período, os procedimentos cirúrgicos serão realizados no Hospital Regional de Taguatinga.
Atualmente, o centro cirúrgico do Hospital Regional de Samambaia realiza aproximadamente quatro cirurgias por semana, e a reforma deverá aumentar essa capacidade em até 50%. Serão revitalizadas as três salas de cirurgia existentes e adicionadas mais duas, além de aumentar o número de leitos na sala de recuperação de quatro para seis.
“Temos seis salas de cirurgia no HRT, sendo uma dedicada a procedimentos de emergência e três usadas para cirurgias eletivas, mantendo as demais como reserva”, destacou André Luiz de Queiroz, superintendente da Região Sudoeste de Saúde.
No Hospital Regional de Taguatinga, a estrutura atual permite uma alta rotatividade de atendimentos, com até sete cirurgias emergenciais realizadas em um período de 12 horas, dependendo da demanda.
A reforma do Hospital Regional de Samambaia não afetará o pronto-socorro do HRT, uma vez que a unidade não possui esse serviço. No entanto, a gestão de leitos permitirá adequar a capacidade de atendimento durante períodos de pico, como já demonstrado há pouco tempo, quando 20 leitos da clínica cirúrgica foram ocupados por pacientes encaminhados do pronto-socorro.
A expansão na estrutura do HRSam também se reflete na obstetrícia, onde o número de salas de parto passou de seis para sete. Além disso, a UTI pediátrica do HRT foi recentemente ampliada, aumentando de quatro para seis leitos disponíveis.
O governo do Distrito Federal tem investido na saúde da região Sudoeste, com planos para a construção do futuro Hospital Regional do Recanto das Emas, que contará com 100 leitos, além da criação de novas unidades de pronto atendimento em localidades como Taguatinga, Água Quente e Águas Claras.




