Da redação
O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), gerido pelo Hospital Israelita Albert Einstein e vinculado ao governo estadual, alcançou em Goiânia o menor número de pacientes crônicos internados desde o início do monitoramento do indicador. Atualmente, cerca de 30 pacientes permanecem internados há mais de 28 dias na enfermaria, redução de 50,8% em relação ao recorde anterior de 59 pacientes.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), pacientes crônicos são aqueles internados por mais de 28 dias. A significativa queda é atribuída à adoção de estratégias como o Plano Terapêutico Singular (PTS), mutirões de cirurgias, reuniões multidisciplinares semanais e maior agilidade em procedimentos como gastrostomias (Gtts).
O Serviço Social também contribui efetivamente, ao viabilizar insumos para alta hospitalar e articular vagas em instituições de longa permanência. Isso tem impactado diretamente na redução do tempo de internação e ampliou o giro de leitos, permitindo ao Hugo atender mais casos urgentes e complexos com agilidade.
“O resultado é fruto da cooperação institucional contínua, com treinamento das equipes, melhoria de fluxos e integração entre áreas médicas e assistenciais. Contamos também com o apoio da SES na articulação em rede”, afirma o coordenador médico Guilherme Carvalho de Sousa.
A diretora médica, Fabiana Rolla, destaca que o desempenho histórico reflete uma melhora concreta na assistência: “Reduzir a permanência prolongada reforça nosso compromisso com uma assistência eficiente, segura e centrada no paciente”. A meta do hospital é manter a proporção de pacientes crônicos abaixo de 15% dos cerca de 250 leitos ativos na enfermaria, índice considerado adequado conforme o perfil dos pacientes.






