“Ibaneis quer resultado, ele não te atrapalha, ele dá autonomia para a equipe”, afirma Fabiana Di Lucia

Da redação do Conectado ao poder

A coordenadora de Regularização de Terras Rurais da Terracap, Fabiana Di Lucia, foi entrevistada, no último domingo (22), na Rádio Metrópoles (104.1 FM), pelo jornalista Sandro Gianelli, e falou sobre os processos de regularização que estão ocorrendo no DF, pontuou a educação na área rural, avaliou Ibaneis, Bolsonaro e Rafael Prudente.

Como estão os cuidados com as terras do DF?

70% das terras do DF são rurais e quase ninguém sabe, então exige uma demanda muito maior de trabalho por parte do governo. Hoje estamos cuidando da regularização dessas terras, tanto para os produtores rurais, que desenvolvem suas atividades, mas também observamos a questão de parcelamento irregular, que cresce cada vez mais dentro das áreas rurais, então tem que ter atuação do Estado, para regularizar, para quem faz atividade produtiva, ainda mais que o DF tem uma vocação muito grande para a atividade rural.

A regularização é feita de que maneira?

Nós estamos trabalhando com contrato de concessão, que é onde você regulariza aquelas ocupações para os produtores rurais que estão aqui há bastante tempo, com base na legislação, que define o marco temporal, colocando os critérios, para que a terra seja regularizada. A concessão é de 30 anos, podendo ser prorrogada por mais 30.

Os produtores estão satisfeitos?

O que eles na realidade querem é o título definitivo, é a propriedade da terra, para que investimentos possam ser feitos. No entanto, a concessão já é válida como um título de crédito, podendo ser usada como um documento de garantia ao banco, mas é frágil.

Aquelas pessoas que não possuem casas construídas em terrenos, correm risco de perder os espaços?

Sim, porque a maioria das terras com as quais trabalhamos são terras do DF e da Terracap, então o que a pessoa tem é um direito de posse, mas a posse só pode ser pleiteada e defendida por quem a possui, e se não há exercício da posse e nem de atividade produtiva, possivelmente não vai ter êxito na regularização.

Como é a educação na área rural?

Nós estamos tentando priorizar a criação de mais creches e escolas rurais, porque criança dentro de casa se torna uma criança vulnerável e a gente tem que promover o estudo. Já existe esse modelo, mas nós queremos potencializar, com aumento de vagas, com transporte bom nessas áreas e infraestrutura. Temos que levar para a área rural mais dignidade.

Como você avalia o governo Ibaneis?

Trabalho no governo Ibaneis e trabalhei nos últimos dois governos e nunca tive tanta autonomia para fazer projetos quanto nesse governo. Ibaneis quer resultados e ele não te atrapalha, muito pelo contrário, porque ele te dá autonomia, para você chegar no resultado que a população tanto espera. Quando eu estava como secretária de empreendedorismo, eu pude não só receber as demandas, mas também encaminhá-las e resolvê-las em razão da autonomia que é dada. As coisas estão funcionando, ele tem trabalhado muito. Eu dou nota 10 para sua gestão.

Qual área você percebe que é a principal de atuação dele?

Não teve uma só área de destaque nesse governo, ele trabalhou em todas as áreas, no desenvolvimento social, econômico, na infraestrutura, na educação, que são desafios grandes, todos com atenção especial, com bom trabalho realizado.

Sobre empreendedorismo, qual foi a grande ideia de Ibaneis para as empresas?

Quando ele criou a Secretaria de Empreendedorismo, a ideia era viabilizar e aproximar o empresário ao governo, ouvindo demandas, entendendo onde podia atuar, porque cada segmento tem uma demanda, então são vários cenários que demandam uma atuação diferente, de modo peculiar. 

E sobre o presidente, você pretende apoiar quem?

Meu voto é no Bolsonaro.

Qual é o diferencial dele?

Ele é muito discreto. Eu acompanho muito as pautas no Governo Federal e ele tem feito muito, mas ele não usa do que ele faz para se promover. São resultados em vários lugares.

Como servidora concursada da CLDF como você avalia a gestão de Rafael Prudente?

O Rafael é muito assertivo, tem feito uma gestão excelente, conseguindo conduzir os interesses da população, também com os parlamentares, então tem sido satisfatório, com grandes resultados. Há equilíbrio, tem atuado com bastante habilidade. 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui