Da redação do Conectado ao Poder
Governador do Distrito Federal e Goiás articulam acordo para reduzir tarifas de ônibus e dividir a gestão do sistema interestadual

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou o envio à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) do documento que define as diretrizes para a criação de um consórcio de gestão do transporte do Entorno. A medida foi acompanhada de um pedido de adiamento do reajuste de 2,91% nas passagens de ônibus, previsto para 22 de setembro.
De acordo com Ibaneis, o termo entregue à agência também solicita a prorrogação do aumento por mais 30 dias. “Concluímos o documento, que agora terá que ser analisado pela ANTT. Junto com o termo, vamos apresentar o pedido de prorrogação do reajuste, por mais 30 dias”, afirmou o governador.
O secretário do Entorno do DF, Cristian Viana, explicou que o protocolo de intenções é o primeiro passo para a formação do consórcio, que ainda precisa do aval da Câmara Legislativa do DF (CLDF) e da Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO). O acordo prevê a gestão compartilhada dos contratos com as empresas que operam no transporte intermunicipal.
Segundo o projeto, DF e Goiás poderão subsidiar parte das tarifas, o que permitiria a redução do valor pago pelo usuário. A expectativa é de que os dois governos invistam, juntos, R\$ 100 milhões por ano. A União, por sua vez, informou que não participará financeiramente, mas dará anuência para a criação da entidade.










