Da redação do Conectado ao Poder
Assinatura da ordem de serviço marca o início da análise de viabilidade para a criação da Linha 2 do Metrô-DF, com trajeto previsto de 50 km até o sul do DF

O governador Ibaneis Rocha (MDB) e a vice-governadora Celina Leão (PP) anunciaram nesta sexta-feira (19) a assinatura da ordem de serviço que autoriza o início do estudo de viabilidade técnica e ambiental para a criação da Linha 2 do Metrô do Distrito Federal. A medida é o primeiro passo para a ampliação do sistema metroviário rumo às regiões administrativas do Gama e Santa Maria, historicamente carentes de transporte de massa.
Durante a visita às obras de expansão da Linha 1 em Samambaia, Ibaneis destacou o impacto da nova linha. “Assinamos a ordem de serviço para que sejam feitos os estudos para a expansão do metrô na região de Santa Maria e Gama e toda essa região que tem uma carência muito grande de transporte. Com isso também vamos ajudar o Entorno do DF com um ponto de transbordo”, disse. Ele reconheceu que o projeto demanda tempo e articulação: “A gente sabe que isso demora e não é uma coisa para um governo só. Mas o que eu digo é que a gente tem que projetar e depois ir atrás de recursos para fazer obras estruturantes para a cidade como são essas”.
O projeto apresentado pela Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) prevê um trajeto que parte da Esplanada dos Ministérios, atravessa o Sudoeste, Octogonal, Cruzeiro, ParkShopping, e segue até o Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Gama e Santa Maria. O percurso total estimado é de 50 quilômetros. “Esse é o traçado que vamos estudar a viabilidade de se fazer. O próximo passo será a modelagem econômica de como vamos conseguir empreender esse investimento”, explicou o presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral Ribeiro.
Celina Leão, que também acompanhou a agenda em Samambaia, comemorou o avanço do projeto e reforçou o papel estratégico da iniciativa para a mobilidade urbana. “Hoje começamos o dia com uma grande notícia. É o primeiro passo, o passo mais importante, para que a gente possa iniciar toda a tratativa de mais uma expansão do metrô, agora para outra região. É o futuro chegando para melhorar a vida de milhares de pessoas”, declarou.










