Da redação do Conectado ao Poder
Programa Movimente, criado por Ibaneis Rocha, busca autonomia econômica para mulheres do Distrito Federal com apoio do Sebrae e de parcerias público-privadas
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, assinou o decreto que cria o Programa Movimente, iniciativa voltada para fortalecer o empreendedorismo feminino e promover a autonomia econômica de mulheres em situação de vulnerabilidade. O programa será executado pela Secretaria da Mulher e integrará esforços da administração pública com o setor privado e a sociedade civil.
A assinatura do decreto contou com a participação da vice-governadora Celina Leão, da secretária da Mulher, Giselle Ferreira, e da superintendente do Sebrae-DF, Rose Rainha. Essas lideranças ressaltaram o papel do programa como um caminho para inclusão econômica e social das mulheres do DF, especialmente aquelas que enfrentam dificuldades para acessar o mercado de trabalho.
Como parte do Programa Movimento, será criado o Comitê de Empreendedorismo Feminino, composto por representantes do governo e de entidades como o Sebrae, CLDF, IPEDE e Fecomércio. A função do comitê será desenvolver e monitorar ações de geração de emprego, capacitação e inclusão produtiva voltadas para as mulheres.
A proposta do Programa Movimento surgiu de uma iniciativa do Sebrae-DF, que defendeu a criação de uma política específica para fomentar o empreendedorismo feminino. A ideia é ampliar as oportunidades de qualificação e apoio para as mulheres empreendedoras em diferentes regiões do DF, fortalecendo seus negócios e contribuindo para a economia local.