Ibaneis Rocha mobiliza apoio de partidos contra mudanças no Fundo Constitucional do DF

Da redação do Conectado ao Poder

Governador do Distrito Federal lidera articulação para proteger os interesses do DF e busca garantir apoio de bancadas no Congresso

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), está à frente de uma intensa mobilização política contra a proposta do governo federal de alterar a forma de reajuste do Fundo Constitucional do DF (FCDF). Nesta quarta-feira (4), Ibaneis afirmou que já recebeu o apoio de líderes de cinco partidos — PSD, PL, União Brasil, Republicanos e MDB —, e espera mais adesões até o final da semana.

Desde o início da semana, o governador intensificou as conversas com lideranças partidárias. “Desde segunda, a gente vem tendo anúncios diários de apoios de bancadas fechadas, como foi o PSD. Ontem, tivemos do União Brasil. O meu partido vai fechar questão. Nós vamos estar com Marcos Pereira [presidente do Republicanos], que também nos garantiu esse apoio”, declarou Ibaneis, após encontro com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

A articulação, segundo Ibaneis, é crucial para evitar o que ele chama de um impacto negativo para o Distrito Federal. Ele destacou que a manifestação de apoio de grandes bancadas pode levar o governo federal a reconsiderar a proposta. “A liderança do governo aqui vai ter que, diante desses posicionamentos das bancadas que já estão se manifestando, analisar se é melhor retirar ou sofrer uma derrota aqui no Congresso mais uma vez”, afirmou.

A confiança no avanço das negociações cresce à medida que os partidos se posicionam. O governador espera que até sexta-feira haja declarações públicas de apoio suficientes para assegurar maior tranquilidade nas tratativas com o relator que será indicado por Lira. “Estamos muito otimistas. É um trabalho árduo. Nós vamos precisar da união de todas as bancadas”, concluiu, reforçando a importância da mobilização para defender os interesses do DF.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui