Da redação do Conectado ao Poder
Governador do Distrito Federal lidera articulação para proteger os interesses do DF e busca garantir apoio de bancadas no Congresso
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), está à frente de uma intensa mobilização política contra a proposta do governo federal de alterar a forma de reajuste do Fundo Constitucional do DF (FCDF). Nesta quarta-feira (4), Ibaneis afirmou que já recebeu o apoio de líderes de cinco partidos — PSD, PL, União Brasil, Republicanos e MDB —, e espera mais adesões até o final da semana.
Desde o início da semana, o governador intensificou as conversas com lideranças partidárias. “Desde segunda, a gente vem tendo anúncios diários de apoios de bancadas fechadas, como foi o PSD. Ontem, tivemos do União Brasil. O meu partido vai fechar questão. Nós vamos estar com Marcos Pereira [presidente do Republicanos], que também nos garantiu esse apoio”, declarou Ibaneis, após encontro com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
A articulação, segundo Ibaneis, é crucial para evitar o que ele chama de um impacto negativo para o Distrito Federal. Ele destacou que a manifestação de apoio de grandes bancadas pode levar o governo federal a reconsiderar a proposta. “A liderança do governo aqui vai ter que, diante desses posicionamentos das bancadas que já estão se manifestando, analisar se é melhor retirar ou sofrer uma derrota aqui no Congresso mais uma vez”, afirmou.
A confiança no avanço das negociações cresce à medida que os partidos se posicionam. O governador espera que até sexta-feira haja declarações públicas de apoio suficientes para assegurar maior tranquilidade nas tratativas com o relator que será indicado por Lira. “Estamos muito otimistas. É um trabalho árduo. Nós vamos precisar da união de todas as bancadas”, concluiu, reforçando a importância da mobilização para defender os interesses do DF.