Por Sandro Gianelli
Gestão aprovada
Segundo uma pesquisa recente realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, em vários estados, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), conquistou uma sólida taxa de aprovação de 63,6%. Os dados divulgados revelam que a gestão de Ibaneis foi bem avaliada no período entre março e agosto deste ano.
GDF em foco
A governadora Celina Leão (PP) afirmou que o Governo do Distrito Federal priorizará a geração de empregos e o progresso das obras em andamento, visando combater o desemprego em Brasília. Ela também anunciou a alocação de mais de 500 milhões para projetos futuros.
Feminicídio
O governador Ibaneis Rocha (MDB) comentou sobre o caso da Policial Civil do Distrito Federal, Valéria da Silva Barbosa, 46 anos, que foi morta pelo seu companheiro em um caso de feminicídio. Ele enfatizou os esforços da gestão para lidar com o problema em Brasília, mas reconheceu que o feminicídio é uma questão social a ser enfrentada em todo o Brasil, não apenas no DF.
Denuncie
“A gente vem trabalhando muito nessa questão do feminicídio no Distrito Federal junto com todas as nossas secretarias e a nossa comunicação está trabalhando muito forte com a divulgação do número 180 [que atende denúncias das mulheres em situação de risco]. Realmente, esse é um problema social que tem que ser resolvido. Não só no DF, mas no Brasil como um todo”, desabafou Ibaneis.
Parcelamento
O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), contestou a proposta do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, de abolir o parcelamento sem juros. Haddad defendeu o modelo como o “padrão brasileiro de compras” e rejeitou sua eliminação para compensar as altas taxas de juros no crédito rotativo. “As compras são feitas assim”, afirmou Haddad. Por outro lado, Haddad apoiou abolir o crédito rotativo, citando juros acumulados de 15% ao mês e 400% ao ano. “Você cai numa linha de crédito chamada rotativo que te impõe uma carga de juros de 15% ao mês composto”, disse o ministro.
Aumento das passagens
“Trata-se de uma tarifa escorchante para os trabalhadores e ainda por cima para um serviço que não tem qualidade”, disse o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB) sobre o reajuste da passagem no Entorno. Caiado propôs que Goiás pague um terço do custo, embora o serviço não seja de sua responsabilidade. Trata-se de um serviço interestadual gerenciado pela União através da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Aluguel Social
A secretária do Entorno, Caroline Fleury, esteve presente na distribuição de 820 cartões do Programa Aluguel Social “Pra Ter Onde Morar”, em Águas Lindas. Ela elogiou o esforço do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), e das equipes lideradas pelos secretários Pedro Sales (Seinfra) e Alexandre Baldy (Agehab). “Não somos apenas Entorno, somos Goiás, é onde vivemos e estudamos e queremos criar nossos filhos com todo respeito e dignidade”, escreveu Caroline.
* Sandro Gianelli é consultor em marketing político, especialista em pesquisa de opinião pública, jornalista e radialista. Escreve a Coluna do Gianelli para o portal Conectado ao Poder e apresenta o Rota Atividade, de segunda à sexta, das 6h às 8h, na rádio Atividade (107,1 FM).
Envie uma mensagem para o WhatsApp (61) 98406-8683 caso você tenha alguma notícia relacionada aos bastidores da política e queira vê-la na Coluna do Gianelli.