Início Brasil Indígenas interditam Estrada de Ferro Carajás em protesto contra a Vale

Indígenas interditam Estrada de Ferro Carajás em protesto contra a Vale


Da redação

Indígenas bloqueiam Estrada de Ferro Carajás em protesto contra Vale no Pará

Um grupo de indígenas interditou a Estrada de Ferro Carajás, em Bom Jesus do Tocantins (sudeste do Pará), nesta sexta-feira (13), em protesto contra a mineradora Vale, responsável pela operação da ferrovia. A circulação dos trens de passageiros e de cargas está interrompida e não deve ser retomada pelo menos até este domingo (15), segundo a própria empresa.

Os manifestantes são integrantes do Terra Indígena Mãe Maria, área que abriga povos gavião e guarani, e alegam que a duplicação da ferrovia pela Vale tem causado poluição nos rios que cortam o território. O território indígena, que fica ao sul da Carajás, possui 62 mil hectares.

A Terra Indígena Mãe Maria foi homologada em 1986 e abriga cerca de 1.300 pessoas, pertencentes aos povos gavião akrãtikatêjê, gavião kykatejê, gavião parkatêjê e guarani. O local representa 22,36% da área total de 281.660,4 hectares do município de Bom Jesus do Tocantins.

A Vale informou, por meio de sua assessoria, que os trens de passageiros tiveram a operação suspensa neste sábado (14) e domingo (15), em razão de questões de segurança. A empresa afirmou que adota medidas para garantir a liberação e operação segura da ferrovia.

Para os passageiros afetados, a mineradora diz que oferecerá remarcação de bilhetes ou reembolso, que poderá ser solicitado em até 30 dias.