Início Economia Inflação oficial de junho é de 0,16% com recuo nos preços dos...

Inflação oficial de junho é de 0,16% com recuo nos preços dos alimentos


Da redação

Os preços dos alimentos tiveram a primeira queda desde novembro de 2025, contribuindo para que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrasse 0,16% em junho. O resultado mensal, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é o menor desde outubro de 2025.

Segundo o IBGE, a inflação oficial desacelerou pelo quarto mês consecutivo, após marcar 0,58% em maio. Em 12 meses, o IPCA acumulou alta de 4,64%, permanecendo acima da meta do governo de 4,5%, mas abaixo dos 4,72% registrados até maio. No semestre, a inflação chega a 3,36%.

O grupo alimentação liderou as quedas, com recuo de 0,24% e impacto negativo de 0,05 ponto percentual no índice geral. Entre os produtos que mais contribuíram estão café moído (-3,72%), frutas (-1,58%), carnes (-0,64%), açaí (-14,41%), óleo de soja (-2,78%) e tomate (-2,02%). Conforme o analista Fernando Gonçalves, o recuo reflete devolução de altas recentes e maior oferta de alimentos como tomate.

No grupo habitação, a energia elétrica subiu 1,53% devido à manutenção da bandeira tarifária amarela e reajustes em cidades como Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba e Rio de Janeiro. No segmento transportes, passagens aéreas avançaram 7,12%, enquanto combustíveis tiveram queda média de 0,48%. Segundo o IBGE, 54% dos 377 itens monitorados tiveram aumento de preço em junho, índice de difusão mais baixo desde outubro de 2025.