Início Distrito Federal INMET emite alerta amarelo de baixa umidade para Brasília até sexta-feira

INMET emite alerta amarelo de baixa umidade para Brasília até sexta-feira


Da redação

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta amarelo de perigo potencial para Brasília e outras cidades do Distrito Federal, destacando baixo risco de incêndios florestais e danos à saúde. O aviso inclui previsão de umidade relativa do ar abaixo de 30%, índice considerado inferior ao ideal pela Organização Mundial da Saúde.

Segundo o INMET, outros 14 estados brasileiros também estão sob alerta meteorológico, classificados em três níveis: amarelo para perigo potencial, laranja para perigo e vermelho para grande perigo. O alerta indica céu seco e aumento do risco de problemas de saúde, especialmente doenças respiratórias.

A Defesa Civil orienta que a população aumente a ingestão de água, evite exercícios físicos e exposição ao sol entre 10h e 17h, utilize banhos frios, hidratantes e umidificadores de ar. Recomenda-se ainda evitar ambientes fechados e aglomerações, reduzir o uso de ar-condicionado e manter a limpeza da casa com pano úmido para diminuir poeira e ácaros.

Em caso de emergência respiratória, as recomendações são buscar atendimento médico. Para situações de incêndio em matas, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193, a Defesa Civil pelo 199, e a Polícia Militar pelo 190. Problemas relacionados a energia devem ser comunicados à CEMIG pelo 116.