Início Brasil Inquérito conclui que motoristas excederam velocidade em acidente com 23 mortes no...

Inquérito conclui que motoristas excederam velocidade em acidente com 23 mortes no PR


Da redação

A Polícia Civil do Paraná concluiu que os motoristas do caminhão e do micro-ônibus envolvidos na colisão frontal na BR-373, em Ipiranga, estavam acima do limite de velocidade permitido para o trecho, conforme inquérito policial finalizado nesta quarta-feira (7). O acidente resultou na morte de 23 pessoas.

A delegada Ingrid Priotto, responsável pelo caso, informou que a colisão foi provocada por uma “combinação de fatores” envolvendo ambos os veículos. O caminhão, pertencente à empresa Meggatrans Transportes, invadiu a pista contrária e seguia a 80 km/h, onde o limite era 60 km/h. O micro-ônibus, da Prefeitura de Imbituva, transportava pacientes e estava a 101 km/h, excedendo o limite em 41 km/h.

Laudos da Polícia Científica do Paraná e da Polícia Rodoviária Federal apontaram falhas na condução e mau estado de conservação do caminhão, especialmente no sistema de freios. Apesar das deficiências, a Polícia Civil ressalta que tais falhas não foram apontadas como causa direta do acidente. Exames toxicológicos dos dois motoristas deram negativo para álcool e drogas.

O caminhão realizava transporte de animais, mas estava vazio no momento da batida. Sobreviventes relatam que o ônibus saiu com 20 minutos de atraso de Imbituva, e o motorista foi descrito como “apressado”. Registros indicam que o condutor do caminhão acessou o aplicativo WhatsApp 17 minutos antes da colisão. O inquérito será encaminhado ao Ministério Público.