Propaganda eleitoral
Na última sexta-feira (31) houve o inicio da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV. A candidata Eliana Pedrosa (Pros) focou seu primeiro programa na importância da família. Rosso contou sua história e enfatizou problemas que a população convive no dia a dia, e claro, se colocou como solução.
Sem corrupção
O candidato a reeleição Rodrigo Rollemberg (PSB) destacou a ausência de corrupção no seu governo divulgando imagens de vários casos de corrupções dos adversários e mostrando o que ele fez como governador, com o que ele considera ser o dinheiro que não foi desviado em seu governo. Destaque para a produção.
Figurinha repetida
Ibaneis Rocha (MDB) é estreante na política, concorre ao GDF e focou na criatividade para se tornar um candidato mais conhecido. Uma das inserções repete seu nome diversas vezes, em outra, Ibaneis não poupa os adversários e chama os principais candidatos ao GDF de figurinhas repetidas.
Na Guerra
Alexandre Guerra (Novo) usou seus 4 segundos, isso mesmo, os majoritários do Novo possuem apenas 4 segundos na propaganda gratuita, mas, voltando ao Guerra, ele abriu Guerra mesmo e chamou os candidatos ao GDF de mentirosos e convidou o eleitor a apostar em sua candidatura, claro, ou melhor, novo.
Frejat é meu
Fraga (DEM) repetiu sua história contada numa espécie de cordel. A história já havia sido utilizada em outras campanhas e até que é boa. Já nos blocos comerciais divulgados durante a programação diária, ele aproveitou o apoio de Frejat para deixar claro que ele é o candidato do ex-candidato ao GDF.
Cara crachá
O candidato a deputado distrital Ricardo Tobé (Avante) é bem parecido com o ator Paulo Silvino. Tobé disputa sua primeira campanha, mas não pode ser considerado um novato. Ele é herdeiro do grupo político do professor Israel Batista (PV), que após dois mandatos na Câmara Legislativa, disputa vaga na Câmara Federal.
Tá falado
A candidata ao GDF Fátima Sousa (PSol) assinou a Carta de Compromisso em Atenção às Mulheres do DF. A proposta foi apresentada pelo grupo Mulheres do Brasil. Fátima afirmou que a atenção aos direitos e políticas para as mulheres é parte central de sua campanha. “Nossa chapa para o governo do DF é a única composta por duas mulheres”, afirmou Fátima.
Carreatas 1
Com várias restrições na divulgação das candidaturas como a proibição de placas e cavaletes, o que voltou a valer a pena foi a realização de carretas. O objetivo é dar visibilidade as candidaturas, principalmente as que possuem pouco espaço nos debates e nas propagandas no rádio e na TV.
Carreatas 2
No sábado (01), o candidato ao Senado Paulo Roque (Novo) realizou sua primeira carreata em Taguatinga. Cerca de 100 carros desfilaram pelo Pistão Sul e Norte da cidade com a presença do candidato ao GDF Alexandre Guerra e candidatos a federal e distrital do Novo.
Fora da regra
O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal já autuou mais de 100 candidatos por descumprirem regra de propaganda eleitoral. O que chama atenção é que essa quantidade foi apenas na pré-campanha. Uso de camiseta e outdoor são alguns dos exemplos do que não pode ser feito nas eleições de 2018.
* A Coluna é escrita por Sandro Gianelli e publicada de segunda a sexta no Portal Conectado ao Poder, no Jornal Alô Brasília e no Portal Alô Brasília.