Jingles apostam em forró de Lula, sertanejo de Bolsonaro e mulher forte

Lula toca bateria, Bolsonaro ouve sertanejo e Tebet como mulher forte: as apostas dos jingles | Imagem: Arte/UOL

Os candidatos à Presidência da República já começaram a lançar seus primeiros jingles, embora a campanha na TV e no rádio ainda nem tenha começado. Eles têm apostado em ritmos populares, como o forró e o sertanejo, para se aproximar dos eleitores e garantir aquela fórmula “chiclete” nos corações e mentes.

A campanha oficial na TV e no rádio começa no dia 26 de agosto, mas nas redes sociais os vídeos com os jingles já circulam a todo o vapor, com milhares de visualizações em plataformas como YouTube, Twitter e TikTok.

A cientista política Juliana Fratini explica que o casamento dos jingles com as redes pode potencializar a divulgação das campanhas neste momento, principalmente entre os mais jovens. “A rede enriquece o jingle”, comenta.

Confira abaixo algumas das músicas escolhidas pelos presidenciáveis para este ano e o desempenho delas nas redes sociais.

Lula: Do Lula Lá ao forró ‘piseiro’

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já encampou duas músicas nas redes sociais durante sua pré-candidatura. A primeira, uma releitura do jingle “Lula Lá”, que ficou famoso durante as eleições de 1989, foi anunciada em maio, durante o lançamento da pré-candidatura do petista. O clipe teve participações de nomes como Maria Rita, Pabllo Vittar e Duda Beat e tem mais de 570 mil visualizações no YouTube.

Dois meses depois do primeiro jingle, a conta oficial de Lula no TikTok lançou uma nova música, dessa vez um forró piseiro. A letra fala sobre a saudade do passado, com trechos como “eu sofrendo, querendo meu ex” e “depois de você desandou”.

O jingle faz ainda referência sobre problemas como a crise econômica e o déficit habitacional em “tinha casa, comida, motinha, charanga” e já tem mais de 54 mil visualizações no TikTok.

Para Fratini, a estratégia dos candidatos em produzir conteúdo para o TikTok está relacionada ao público jovem. “O TikTok é uma rede de jovens. Então, é muito assertivo que os candidatos de um modo geral conversem com o público dessa rede”, explica. Nas eleições deste ano, 2,1 milhões de jovens entre 16 e 17 anos estão aptos a votar.

Bolsonaro: Sertanejo e mensagem cristã

Em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, o presidente Jair Bolsonaro (PL) lançou seu primeiro jingle também em maio, durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais. A música “Capitão do Povo”, um sertanejo interpretado pela dupla Mateus e Cristiano, foi cantada ao vivo no evento que marcou a oficialização da candidatura de Bolsonaro neste domingo (24).

O vídeo já teve mais de 141 mil compartilhamentos no Facebook do presidente. Cortes com o jingle sendo tocado no evento deste fim de semana já alcançam milhares de visualizações no Twitter.

A letra chama o político de “capitão do povo” e faz menção à religião cristã em trechos como “ele é de Deus” e “no Mito eu boto fé”. As bandeiras de costumes defendidas por Bolsonaro, como a menção à família, também aparecem na música.

Para Fratini, a aposta no sertanejo é uma tentativa de conversar com um eleitor ligado ao agronegócio. “O Bolsonaro aposta no sertanejo à medida que o agro é ligado ao gênero musical”, afirma. Ainda por cima, segundo ela, o ritmo é pouco explorado pela esquerda em jingles, apesar de ser muito popular no Brasil.

“A elite intelectual progressista ainda possui pouco conhecimento e preconceito com ritmos sertanejos, o que acaba sendo ruim estrategicamente para os próprios progressistas. Perdem aliados e parecem parte de uma elite pensante arrogante”, explica.

Ciro: Forró, pagode e até marchinha

O candidato pelo PDT, Ciro Gomes, tem apostado em diferentes ritmos e já lançou vários jingles. O vídeo com mais visualizações é o “Forró da Virada”, lançado no YouTube no dia 2 junho, e que já foi assistido mais de 1,4 milhão de vezes.

A letra diz que Ciro tem chamado a atenção dos eleitores e defende uma mudança de votos, afirmando que o candidato “se já não é a primeira, é a segunda opção” do eleitor. Ciro aparece em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto, atrás de Lula e Bolsonaro.

Nos outros jingles lançados até agora estão músicas de pagode, com 100 mil visualizações no YouTube, e até marchinha de carnaval, com 22 mil visualizações na rede. Apesar dos bons números, o pedetista tem dificuldade em angariar mais votos.

Fratini explica que Ciro enfrenta barreiras para crescer com a cristalização de Bolsonaro e Lula no topo das intenções de voto. “Sobretudo no campo da própria esquerda, que é o campo a que ele pertence, o principal candidato é o Lula”, afirma a cientista política.

Tebet: Força da mulher

As vozes femininas têm sido a principal marca dos jingles lançados até agora pela emedebista Simone Tebet. Pré-candidata com 1% de intenção de voto segundo o Datafolha, Tebet é uma das três mulheres a disputarem o cargo neste ano, ao lado de Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU).

Nos vídeos lançados até agora para apresentá-la ao público, o partido tem apostado em jingles cantados por mulheres, como os “feminejos”. Para Fratini, a senadora precisaria investir mais nas redes para avançar entre os eleitores.

“Ela ainda é pouco conhecida em diversas regiões. É uma das candidatas que precisaria usar esse meio de comunicação a favor dela”, explica Fratini.

O clipe com mais visualizações até agora no YouTube, visto 151 mil vezes, chama Tebet de “a nova esperança do Brasil”. Na letra, a origem da pré-candidata é destacada, assim como o papel feminino na disputa, em trechos como “vem lá do interior”, “a força de uma mulher” e “coragem da guerreira”.

A senadora tem ainda outro jingle com ritmo sertanejo e um samba que defende “ela sim, e eles não”, opondo a candidatura às outras compostas por homens.

Bivar: No embalo do samba

Pré-candidato pelo União Brasil, Luciano Bivar lançou seu primeiro jingle no ritmo do samba. A música faz alusão a uma das principais propostas do político: a criação de um imposto único para o país, “com o imposto único todos vão ganhar”. O jingle, no entanto, ainda não teve grande inserção entre os eleitores.

No TikTok de Bivar, os dois vídeos que têm a música ao fundo somam juntos menos de 3.000 visualizações. O político criou a conta no aplicativo em maio deste ano, época em que foi lançado pré-candidato pelo partido. O jingle também tem pouca interação em outras redes, como Instagram e Facebook.

Demais candidatos

Os outros presidenciáveis —Sofia Manzano (PCB), Eymael (DC), Vera Lúcia (PSTU), André Janones (Avante), Pablo Marçal (Pros), Leonardo Péricles (UP) e Luiz Felipe D’Avila (Novo)— ainda não lançaram jingles.

Fonte: UOL

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