Joaquim Roriz Neto homenageia trabalhadores dos Restaurantes Comunitários


Sessão Solene será realizada nesta terça-feira (14), às 19horas, no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)
Criados há quase 22 anos como parte da estratégia de combate à fome na capital do país, os Restaurantes Comunitários, seus servidores e funcionários, serão homenageados em Sessão Solene, proposta pelo deputado Distrital Joaquim Roriz Neto (PL), nesta terça-feira (14), às 19 horas, no Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). O evento contará com a presença de autoridades do Poder Executivo, trabalhadores dos restaurantes e usuários.

Criados pelo avô do parlamentar, o governador Joaquim Roriz, a primeira unidade foi inaugurada em 2001, em Samambaia e, desde então, os estabelecimentos são popularmente chamados de Rorizão. Em 2009, o Restaurante Comunitário tornou-se um programa do Governo do Distrito Federal (GDF), atualmente gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Os Restaurantes Comunitários são equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional que têm por finalidade o preparo e comercialização de refeições saudáveis a preço acessível, contribuindo diretamente com as políticas distritais de combate à fome e a desnutrição.

Atualmente existem 14 Restaurantes Comunitários no DF: Brazlândia, Ceilândia, Estrutural, Gama, Itapoã, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho e Sol Nascente. Sendo que as unidades de Brazlândia, Paranoá, Sol Nascente, Planaltina, Samambaia, Ceilândia, Sobradinho, São Sebastião e Estrutural também servem café da manhã.

O café da manhã é vendido a R$ 0,50 e o almoço tem custo de R$ 1,00. Assim que assumiu o mandato, o deputado Joaquim Roriz Neto encaminhou Indicação ao Poder Executivo solicitando a ampliação do número de unidades, assim como o horário de funcionamento, com o fornecimento de três refeições diárias: café da manhã, almoço e jantar.

“Precisamos acabar com a fome no Distrito Federal e os Rorizões desempenham um importante papel nesse sentido, agindo na remediação da fome. Todos os dias, milhares de famílias utilizam o espaço para fazer suas refeições e, também, para levar comida para casa. Alimento à baixo custo e de qualidade”, afirmou.

“É claro que a estratégia de combate à fome e da redução da pobreza é muito mais complexa e está diretamente relacionada à capacitação profissional e a geração de emprego e renda. Mas, enquanto não resolvemos estes problemas, é preciso garantir comida de qualidade para quem mais precisa”, completou o parlamentar.

Diariamente, são fornecidas duas mil refeições, em média, por unidade dos Restaurantes Comunitários, totalizando 10 milhões de alimentações em 2022, conforme dados da Sedes.

“Tudo isso só é possível graças ao trabalho e centenas de servidores e funcionários terceirizados. Motivo pelo qual resolvemos homenageá-los, nesta sessão solene”, finalizou.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui